Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Militares discutem ações preventivas ligadas ao projeto Guardião do Bairro

qua, 6 de agosto de 2014 01:33
Os militares se reuniram com a população que vem participando  ativamente das ações  de prevenção. Foto: Divulgação

Os militares se reuniram com a população que vem participando ativamente das ações de prevenção. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A partir da necessidade de reforçar a segurança nos bairros do município e propor soluções de combate e prevenção da criminalidade, o 53º Batalhão de Polícia Militar realizou uma reunião para discutir ações ligadas ao projeto Guardião do Bairro.

A iniciativa aconteceu na última quinta-feira, 31, e contou com a adesão de um grande número de moradores dos bairros Novo Horizonte e Amorim. Na ocasião foi possível trocar informações a fim de discutir os principais problemas enfrentados por aquelas localidades.

“Por meio destas reuniões, buscamos soluções para resolver situações sociais ligadas à segurança pública. Ouvimos as dificuldades dos moradores e foram repassadas orientações de segurança e de combate ao crime,” explicou o capitão Vanderlan Alves Gomes.

A iniciativa está acima do serviço prestado pelo posto convencional, pois, oferece atenção aos problemas tornando-se assim, mais completo e eficiente para os moradores. O projeto foi instituído inicialmente nestes locais por serem regiões onde há incidência de tráfico de drogas, crimes violentos e contra o patrimônio, problemas de infraestrutura, além de terem localização periférica.

Com a medida, os militares observam uma redução considerável na criminalidade, principalmente no índice de assalto e tráfico de drogas, uma vez que eles têm atuado diretamente nos pontos de vendas e intimidado a ação dos criminosos.

O capitão acredita em grandes benefícios para a cidade quando a população interage com a atuação do militar, principalmente em projetos como “Vizinhança Solidária” e “a rede de comércio protegido”, que tem como objetivo inibir furtos e roubos em estabelecimentos comerciais.

“Quando a população demonstra interesse com a sociedade e ao mesmo tempo preocupação com os problemas, o cidadão deixa de ser vítima e passa a auxiliar a PM nas propostas de segurança. Esta consciência é de fundamental importância,” ponderou.

Sobre a realização de novos projetos, capitão Vanderlan afirmou que a intenção é implantar o projeto Guardião, também no bairro Goiás, onde moradores demonstram preocupação com a onda de crimes contra o patrimônio que vem ocorrendo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: