Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Meio Desligado – Antes e Depois da Federal: a beleza (ou não) de ser o que se é

qui, 25 de agosto de 2016 05:25

meio desligado

.

.

 

Qual será a nova polêmica da vez? A gente que acessa a internet fica se perguntando. Estou até um pouco atrasada no comentário desta que hoje trago a vocês, leitores. As duas últimas eram de temas relacionados às Olimpíadas, e por razões temporais, fui deixando esta para depois: um perfil do Twitter chamado “Antes e Depois da Federal” mostra imagens de jovens que, digamos, se transformaram depois de entrar na faculdade. Vou exemplificar:

.

.

 

A foto principal, essa do rapaz virando o Che Guevara mostra bem a intenção do perfil. A única descrição feita é de que o conteúdo demonstrado visa mostrar “os efeitos da federal na vida dos jovens.” Em menos de uma semana, o perfil no Twitter alcançou 20 mil seguidores. No Facebook, onde a política do Zuckerberg facilita a derrubada de páginas através de denúncias dos usuários (nem sempre justas) nem consegui ver quanto tempo durou. O administrador (ou os administradores) da Antes e Depois da Federal diziam nos tuítes que as tentativas de reativar sempre fracassavam.

Em matéria publicada pelo O Globo, “a página satiriza transformações de universitários” e “vem causando polêmica ao destacar supostas transformações sofridas por alunos após o ingresso em universidades públicas brasileiras”. Ainda conforme o texto, “a página reúne fotos que evidenciam mudanças no comportamento e na aparência de universitários após entrarem em contato com o que alguns apontam como ‘lavagem cerebral de esquerda’”.

A esquerda entrou em alvoroço, acusando a homofobia, o preconceito e o escárnio feito com as pessoas das fotos. O Diário de Pernambuco, O Tempo e outros jornais maiores também adotaram um viés de crítica à página. Não é de hoje que o politicamente correto contamina a mídia, mas vamos lá.

.

.

 

Antes de tudo gostaria de comentar que esta é uma sacada genial de humor. Diante disso tudo, a primeira pergunta a se pensar é a seguinte: os responsáveis pelo perfil “Antes e Depois da Federal” estão fazendo algo que infringe a lei? Eles devem responder por isso criminalmente ou na esfera civil?

Pesquisando sobre isso, encontrei um texto intitulado “Antes e Depois da Federal: uma análise jurídica da polêmica”. Foi um dos primeiros resultados que apareceu no Google. O artigo foi escrito pelo advogado Teamajormar Almeida, no site Direito Fácil Net. O autor cita artigos da Constituição, trechos do termo de contrato do Facebook (sabe aquele, que todo mundo marca que leu, mas não leu? E que o Zuckerberg muda de vez em quando sem avisar direito?) e explica de maneira bem didática a correta interpretação dele para essa peleja. Recomendo a leitura do artigo, que é mais profundo do ponto de vista jurídico, mas vou dar spoiler. Ele NÃO vê nenhuma ilicitude na página.

Isso porque não há juízo de valores. As fotos são acompanhadas somente de uma legenda “antes/depois”, sem qualquer adjetivo negativo. Conclui-se apenas que os jovens mudaram. Aí vai da interpretação de cada um julgar se a mudança é positiva ou negativa, ou se o “depois” é melhor do que o “antes”. Com certeza o pessoal se excede e acaba sendo babaca nos comentários, mas a página em si não é ofensiva.

Essas fotos provavelmente estavam como públicas na página do Facebook, acho difícil que alguém tenha entrado com um pen drive na casa dessas pessoas e roubado as fotos do computador pessoal delas. A desculpa de invasão de privacidade não cola.

A segunda pergunta que fica no ar: por que essas pessoas que tiveram a foto exposta na página estão reclamando de serem ridicularizadas pela página? Se elas estão satisfeitas com o que se tornaram, por que se importar com a opinião alheia?

.

.

3 Comentários

  1. Bonifáceis Andrade Gutierrez disse:

    Em um oferecimento: IMEPAC
    Obstruindo a chegada da UFU em Araguari!

  2. Francielle disse:

    Hilário: ” acho difícil que alguém tenha entrado com um pen drive na casa dessas pessoas e roubado as fotos do computador pessoal delas. A desculpa de invasão de privacidade não cola.”

  3. Lugar Saudável disse:

    Corretíssimo, por que se importar com a opinião alheia, vamos apenas viver.
    http://lugarsaudavel.com/

Deixe seu comentário: