Avenidas e ruas de Araguari recebem novos equipamentos para organização e segurança no trânsito
ter, 10 de fevereiro de 2026 08:00Da Redação

Legenda: Em diferentes pontos da cidade, novos aparelhos já funcionam em caráter experimental
Nas últimas semanas, parte da população utilizou as redes sociais para reclamar sobre a instalação de radares e novas câmeras em pontos estratégicos, que tem como objetivo organizar o tráfego e tornar o trânsito mais seguro.
As reclamações surgem quase sempre acompanhadas do argumento de que tais equipamentos teriam apenas caráter punitivo ou arrecadatório, ignorando seu principal objetivo: organizar o fluxo de veículos e aumentar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
O que chama atenção é que essa resistência não se repete quando os mesmos cidadãos transitam por cidades vizinhas do interior de Goiás, próximas a Araguari, onde radares estão espalhados por ruas e avenidas há anos. O mesmo acontece em Uberlândia, a maior cidade da região, que conta com um sistema amplo de fiscalização eletrônica e monitoramento viário. Nessas localidades, a presença dos equipamentos é encarada como algo normal, parte da estrutura urbana necessária para o bom funcionamento do trânsito.
No entanto, quando Araguari se depara com a oportunidade de avançar no mesmo sentido, ou seja, organizando melhor o tráfego e reduzindo os riscos de acidentes, surgem inúmeros comentários contrários, muitas vezes desproporcionais e desconectados da realidade regional. É como se a necessidade de um trânsito mais seguro fosse aceita apenas fora dos limites do município.
Vale lembrar que radares e câmeras não criam infrações; eles apenas registram comportamentos inadequados que já acontecem. Um trânsito mais seguro depende, acima de tudo, do respeito às leis e da consciência coletiva. Investir em fiscalização e monitoramento é investir em vidas, não em punição.
Araguari cresce, o fluxo de veículos aumenta, e insistir em soluções do passado não resolve os desafios do presente. Questionar é legítimo, mas é preciso coerência: se aceitamos e nos beneficiamos de um trânsito mais organizado em cidades vizinhas, por que negar esse mesmo avanço quando ele chega à nossa própria cidade? Organizar o trânsito não é retrocesso, mas, sim, um passo necessário para uma Araguari mais segura, moderna e responsável.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Comércio de Belo Horizonte poderá funcionar no feriado de Tiradentes ter, 14 de abril de 2026
- Indústria do vestuário de Minas tem queda ter, 14 de abril de 2026
- Mesmo com alta produção, Minas Gerais passa a importar tilápia pela primeira vez em quase 30 anos ter, 14 de abril de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE ABRIL ter, 14 de abril de 2026
- América/Famep goleia novamente e fecha a 1ª fase com 100% de aproveitamento ter, 14 de abril de 2026
- Sicoob Aracoop vai a Uberaba e conquista o título no futebol society ter, 14 de abril de 2026
- Festival Café, Queijo & Cultura começa nesta terça-feira e promete movimentar Araguari com o melhor da tradição mineira ter, 14 de abril de 2026
- Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas assinam protocolo de intenções para aquisição do radar meteorológico ter, 14 de abril de 2026
- Araguari: comunidade vive dias de tranquilidade e sem registros de ocorrências graves ter, 14 de abril de 2026
- Fenicafé 2026 reforça protagonismo de Araguari no cenário da cafeicultura nacional ter, 14 de abril de 2026
> > Veja mais notícias...
Certo. Mas não conseguem fazer isso sem babar ovo? Ademais, a cidade está precisando é de infraestrutura. Estão saindo e presenciando as ruas cheias de buracos? A cidade toda parece estar locada na Lua. Penso que os radares e câmeras são muito necessários, porém há uma ordem para se fazer. Segurança, saúde, educação e mobilidade urbana vêm antes disso.
Quem reclama, na maioria das vezes, é quem comete infrações. Quem anda certo, não tem porque temer. Basta parar num semáforo qq fechado, e ver veículos passando por todos os lados para furar sinal. Esses sempre reclamam. Afinal vivemos em sociedade, e as regras são para todos.