Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Matrículas nas escolas da rede municipal podem ser realizadas durante a semana

sáb, 10 de dezembro de 2016 05:42

Da Redação

Demanda para os Centros Municipais de Educação Infantil é maior do que a quantidade de vagas

O período de matrícula nos Centros Educacionais Municipais (CEM) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) tem início nessa segunda-feira, 12. Os interessados devem conferir a quantidade de vagas disponíveis em cada escola e a documentação exigida para a matrícula.

A secretária afirma que a procura pelas escolas localizadas na área central do município é maior

A secretária afirma que a procura pelas escolas localizadas na área central do município é maior

 

De acordo com a secretária de Educação, Márcia Sakai, a quantidade de vagas disponível pode ser conferida nos murais de cada escola. “Esses dados estão expostos nos portões para que todos possam ter acesso. Os pais que pleiteiam a matrícula devem ir até a escola e verificar se há vagas para a série pretendida”.

A secretária afirma que a procura é maior pelos Centros Educacionais Municipais localizados na área central do município. “Muitos pais moram em bairros distantes, mas pagam transporte para que seus filhos possam estudar nas escolas centrais. Geralmente, formam-se filas nas portas dessas instituições, mas temos vagas para todas as crianças nessa faixa etária”.

O município ten16 Centros Educacionais Municipais, sendo dez na zona urbana e seis na zona rural. “Algumas escolas oferecem ensino do Pré ao 5º ano e as demais do 1º ao 9º ano”. A secretária ressalta que não há diferença entre o ensino oferecido nas escolas centrais e dos demais bairros. “Os pais dizem que o ensino é melhor nos estabelecimentos localizados no centro, mas os mesmos professores que lecionam nessas instituições, lecionam nas demais”.

Em relação aos Centros Municipais de Educação Infantil, a secretária comenta que a demanda é maior do que a quantidade de vagas oferecidas. “O governo municipal está providenciando a construção de quatro novos centros que oferecerão um total de 600 novas vagas para o ano de 2018. As creches serão construídas nos bairros Independência, Santa Helena, Maria Eugênia/Brasília e no residencial Madri”.

Atualmente, o município possui 16 Centros Municipais de Educação Infantil, sendo 14 na zona urbana e dois na zona rural. “Alguns atendem a crianças de 0 a 3 anos e outros a crianças de 0 a 5. A quantidade de alunos aumentou bastante esse ano e, como as vagas são limitadas, também se formam filas nas portas”.

Segundo a secretária, o aumento da demanda reflete a qualidade do ensino. “A procura é grande e isso é muito importante, pois é sinal de que os pais estão valorizando a rede municipal de ensino. Os novos Centros Municipais de Educação Infantil ajudarão a atender essa grande demanda”.

O período de matrículas termina na sexta-feira, 16. Os pais interessados podem conferir a documentação exigida para as matrículas nos murais das escolas. “A documentação exigida está fixada nos portões das escolas e os pais devem ficar atentos para não perder o prazo. A matrícula é gratuita e a doação de material escolar não é obrigatória”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: