Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Mais de três mil títulos de eleitores foram cancelados em Araguari

qui, 29 de setembro de 2022 09:32

Da Redação

 

Em Araguari, há 3.357 pessoas que estão com o título de eleitor cancelado por ausência de voto e justificativa em três turnos consecutivos de votação e não poderão votar no próximo domingo, 2. Em todo o estado, são 427.611 pessoas nessa situação, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

A ausência de voto e justificativa em três turnos consecutivos de votação só gera o cancelamento do título das pessoas cujo voto é obrigatório, ou seja, quem tem entre 18 e 69 anos, com exceção dos analfabetos. Para os analfabetos, os jovens de 16 e 17 anos e as pessoas a partir dos 70 anos o voto é facultativo, e não há obrigação de justificar a ausência às urnas nem sanções em razão dessa ausência.

O TRE-MG realizou uma campanha entre setembro de 2021 e 4 de maio deste ano para incentivar a regularização dos títulos. Ainda assim, muitos eleitores deixaram de comparecer ao cartório da 16ª Zona Eleitoral.

Nessa situação, a pessoa fica sujeita a restrições como o impedimento de solicitar documento de identidade ou passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição de ensino superior.

A votação acontecerá das 8h às 17h. Para programar com tranquilidade o deslocamento e evitar transtornos, cada eleitor deve conferir com antecedência a sua seção.

Todo eleitor deve levar um documento com foto para apresentar ao mesário quando entrar na seção eleitoral. São aceitos carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho e carteiras de entidades profissionais reconhecidas por lei, como OAB e Conselho Regional de Medicina.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: