Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Mais de dois mil animais vivem nas ruas de Araguari

sáb, 20 de fevereiro de 2016 08:21

Da Redação

Canil Municipal enfrenta problema de superlotação

Os moradores de bairros do município têm reclamado da quantidade de cães abandonados nas vias públicas. A secretaria de Serviços Urbanos estima que há mais de dois mil animais abandonados em Araguari.

De acordo com uma moradora da rua Araxá, há diversos cães abandonados no bairro Jóquei Clube e alguns representam perigo aos transeuntes. “Eles fazem muito barulho e sujeira, além disso, houve casos de animais que avançaram e tentaram morder em crianças que estavam brincando na rua. É muito perigoso”.

Cães abandonados na avenida Senador Melo Vianna

Cães abandonados na avenida Senador Melo Vianna

 

A moradora conta que foi mordida recentemente por um animal, porém, ela acredita que o cão tenha dono. “Estava andando na rua e o cachorro se aproximou em silêncio e mordeu minha perna. Perguntei a um senhor se o animal era dele e ele negou, mas quando passo, vejo o cachorro na residência. O senhor o deixa solto na rua e ele avança em todos que passam. Fiz tratamento, mas ainda sinto dores na perna. É preciso tomar alguma providência”.

Na última semana, também foram divulgadas fotos nas redes sociais, de animais que permanecem dentro do Pronto Socorro Municipal. Os usuários afirmam que os animais podem transmitir doenças, além de deixar carrapatos e pulgas no local.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Humberto Merola Junior, o Canil Municipal não está recolhendo animais devido à superlotação. “Temos que arrumar um lar para esses animais, pois existem mais de dois mil cachorros abandonados em Araguari e não temos onde colocá-los. Muitas pessoas pegam os animais filhotes e os colocam nas ruas quando crescem. É necessário que a população se conscientize”.

Secretário de Serviços Urbanos pede para que população não abandone os animais

Secretário de Serviços Urbanos pede para que população não abandone os animais

 

Em relação aos animais que possuem donos e permanecem nas ruas, o secretário comenta que há providências. “Quando os animais ficam nas ruas e tentam atacar os transeuntes, nós vamos até as residências e notificamos os proprietários. Caso eles não coloquem o cachorro dentro de casa, levamos para o Canil e arrumamos outro lar. Recebemos muitas denúncias de casos assim”.

O secretário afirma que o Centro Cirúrgico para a castração de animais deve ser inaugurado até a primeira quinzena de março. “Inicialmente, iremos castrar os animais do Canil Municipal e, posteriormente, os animais de rua. Dependendo da demanda, atenderemos também a população, pois muitas pessoas deixam os animais se reproduzirem e soltam os filhotes na rua. É uma questão que deve ser solucionada dentro de dez anos”.

O secretário ressalta que é necessário o apoio da população. “Estamos concluindo o centro de castração e tentaremos conseguir parcerias de instituições para ajudar a aumentar o canil. Para isso, precisamos também do apoio de toda a população”.

A veterinária do Canil Municipal, Amanda Pedroso, comenta que a capacidade máxima do canil é para aproximadamente 40 animais. “Estamos com mais de 50 cães, por isso, fazemos apenas capturas emergenciais, que são os animais atropelados, doentes, animais que estão causando acidentes de trânsito, atacando pedestres ou cadelas no cio. Nesses casos, a população pode entrar em contato pelo número (34)3690-3094”.

A veterinária comenta que os animais do Canil Municipal estão disponíveis para adoção. “Os cães são bem cuidados e estão aguardando a adoção. Estamos programando uma feira de adoção para o mês de março, porém, os interessados podem vir ao Canil, localizado na rua dos Carvalhos, 755, do bairro São Sebastião, e adotar os animais”.

6 Comentários

  1. Baiano disse:

    Na minha rua tem uma cadela abondonada e uns cinco machos que tem donos e ficam na rua o dia todo, e essa cadela ja deu uma cria antes e deu trabalho arrumar lugares pra eles e pelo jeito logo, logo ela entra no cio denovo.

  2. CLAUDIA disse:

    DEVEMOS FAZER NOSSA PARTE AJUDAR ESSES CACHORRINHOS,SE CADA UM AJUDASSE SEM ESPERAR O OUTRO TUDO SERIA DIFERENTE. QUEM TEM AMOR CUIDA. O MUNDO SERIA MELHOR.

  3. Beatriz disse:

    Que mentalidade estranha. Primeiro vão castrar aqueles que estão no canil, enquanto os que estão soltos na rua oferecem mais perigo para população.

  4. Marcella disse:

    Será que só os animais oferecem perigo à população? Isso é um a cada cem, pessoal.
    A maioria dos animais são muito amorosos e esses, sim, sofrem com a maldade das pessoas na rua. CONSCIENTIZAÇÃO! Não despreze! Ajude! Eles precisam de carinho! Se coloque no lugar. NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!
    >> A cada um animal comprado, outro morre esperando adoção! <<
    Cadê as AUTORIDADES PÚBLICAS dessa cidade? Cadê o projeto de castração???? Cadê a providência? Não devemos apresentar problemas e ficar reclamando, e sim, pensar nas soluções!

  5. Rossana disse:

    Na Av: Minas Gerais sao dezenas de caes na rua e muita das vezes amecas de avancar nos pedestres que circulam. Precisa de uma solucao urgente

Deixe seu comentário: