Terça-feira, 25 de Junho de 2024 Fazer o Login

Mais de 600 crianças são vacinadas no Dia D de Vacinação contra a Poliomielite

ter, 11 de junho de 2024 10:03

Da Redação

 

No último sábado, 8, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizou o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite.

Ressalta-se que, a poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada pelo polivírus que ocupa o sistema nervoso e pode provocar paralisia total em questão de horas. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente através da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e multiplica-se no intestino.

A poliomielite pode provocar paralisia total em questão de horas
Divulgação

 

O último caso de poliomielite no pais foi em 1989, e o Brasil foi certificado livre do poliovírus selvagem em 1994. No entanto, em 2023, foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus e por isso, a vacinação é fundamental.

No último sábado, 8, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizou o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. É bom mencionar que, neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina no dia 14, crianças de um a quatro anos de idade deverão ser vacinadas com a dose oral (VOP – em gotinha) mesmo se já receberam o imunizante em outros momentos. Para as crianças menores de um ano, a indicação é avaliar a necessidade conforme a situação da caderneta de vacinação.

Ontem, 10, a reportagem da Gazeta conversou com a coordenadora do departamento de Imunização, Adriana Rossini Queiroz para saber quantas crianças foram imunizadas no Dia D. Segundo a coordenadora, aproximadamente 690 crianças receberam o imunizante no último sábado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: