Maio Amarelo reforça conscientização por um trânsito mais seguro em Araguari
qua, 20 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Ações educativas buscam reduzir acidentes e incentivar atitudes mais responsáveis no trânsito.
Criado com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, o movimento Maio Amarelo mobiliza instituições públicas, empresas e a sociedade civil em ações de conscientização voltadas à segurança viária. A campanha surgiu em 2014, por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), e desde então promove atividades educativas em todo o país para incentivar atitudes mais responsáveis no trânsito.
O movimento nasceu inspirado em uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. A medida foi motivada pelos altos índices de acidentes registrados em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde apontavam que cerca de 1,3 milhão de pessoas morriam anualmente em acidentes de trânsito, o que levou diversos países a desenvolverem políticas e campanhas voltadas à prevenção e à educação no trânsito.
No Brasil, o Maio Amarelo se consolidou como uma importante ferramenta de conscientização, envolvendo ações em escolas, vias públicas, empresas e instituições. As campanhas buscam orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito, da direção defensiva e da preservação da vida.
Em Araguari, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar e o 53º Batalhão da Polícia Militar, realizará o encerramento da campanha Maio Amarelo com a premiação do concurso “Poetizando o Trânsito”.
O evento irá destacar a importância da educação e da participação da comunidade na construção de um trânsito mais humano, seguro e consciente. A cerimônia será realizada no dia 29 de maio de 2026, às 9h, no Cine Rex, localizado na Praça Manoel Bonito, nº 142, no Centro.

Foto 2: Campanha Maio Amarelo promove conscientização e reforça a importância da segurança no trânsito.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mortes por infarto em Uberlândia dobram ter, 16 de junho de 2026
- CNI reunirá pré-candidatos à Presidência em evento voltado às demandas da indústria ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Uberlândia terá estande para atendimentos gratuitos na ‘Rodada de Negócios Internacional Brasil Central 2026’ ter, 16 de junho de 2026
- Polícia Civil deflagrou operação que prendeu o principal acusado de tráfico em Estrela do Sul ter, 16 de junho de 2026
- RADAR – 16 DE JUNHO ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Araguari avança no cronograma da reforma da Rodoviária e define próximos prazos da obra ter, 16 de junho de 2026
- América, Flamengo e Grêmio estrearam com vitória ter, 16 de junho de 2026
- Escola de Voleibol Araguari Vôlei EVA amplia atividades e lança projeto de Vôlei de Praia e Futevôlei ter, 16 de junho de 2026
- Homicídio e tentativa de homicídio no São Sebastião são investigados pela Polícia Civil ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural ter, 16 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...