Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Lojas apostam nas vendas para o Dia das Mães

qua, 4 de maio de 2016 08:00

Da Redação

Apesar do período de crise, lojistas acreditam que a data ajudará na recuperação do comércio

O comércio projeta uma queda de até 4% nas vendas para o Dia das Mães deste ano. Especialistas ligados ao setor varejista entendem que nesta semana haverá muito movimento, entretanto, as compras podem ser de menor valor devido à crise financeira que acomete todo o país. Na tentativa de melhorar os lucros, comerciantes de Araguari apostam nas liquidações para conquistar o cliente nesta reta final de vendas.

O próximo sábado, 7, véspera da data especial, deverá ser o mais movimentado do ano para o setor

O próximo sábado, 7, véspera da data especial, deverá ser o mais movimentado do ano para o setor

 

Para Claudia Rodrigues, gerente de uma loja de confecções, focada apenas no vestuário feminino, o Dia das Mães é a data mais importante do ano, até mais do que o Natal. “Precisamos ser otimistas com a data. Reforçamos nosso estoque de roupas e com a chegada do frio acredito que vamos ter bons lucros, mesmo que as vendas não alcancem os resultados dos últimos anos,” explicou.

Além do vestuário, uma das opções mais tradicionais de presentes são as flores, cestas de café da manhã e buquês. A data, juntamente com o Dia dos Namorados, o Dia da Mulher e Finados, movimenta as floriculturas. O Dia das Mães é apontado como a época de vendas para o comércio. Mesmo com o consumidor pagando menos pelos presentes, o empresário Alessandro Gomes acredita que a data será importante para a recuperação do comércio.

“A data tem um apelo emocional muito forte. Então, as mães não deixarão de ser presenteadas. O que ocorre é uma troca de valores dos presentes para evitar o endividamento e a inadimplência por parte dos consumidores e a criatividade e anúncios de promoções podem ser uma boa estratégia para chamar a atenção dos filhos e maridos,” ressaltou.

Para fomentar o comércio, Crystiano Ferreira – presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Araguari, ressalta ser importante que os araguarinos optem pelo comércio local. Em entrevista recente, ele afirmou que, apesar da crise, a expectativa é boa. “O país está em recessão, mas estamos otimistas, porque Araguari é uma cidade com muitas atividades lucrativas e é isso que está sustentando o Brasil. Acreditamos que sofreremos menos com os efeitos da crise,” afirmou.

Segundo pesquisa desenvolvida pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, o valor afetivo da data é o principal motivador para as compras nesse período. A pesquisa de Intenção de Consumo mostra que o ticket médio das compras não ultrapassará os R$ 100, segundo 67,7% dos consumidores. Entre as opções de presentes pretendidos pelos filhos se destacam as roupas (26,3%), os artigos de perfumaria (18%) e calçados (16,6%).

“O consumidor está mais cauteloso e dará preferência aos artigos mais baratos neste ano. Prova disso é que a aquisição de produtos como eletrodomésticos e eletrônicos, que em 2015 era a segunda opção de compra mais citada pelos entrevistados (17,2%), hoje é cogitada por apenas 2,9% deles”, avalia Elisa, Estatística da Fecomércio.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: