Sábado, 15 de Junho de 2024 Fazer o Login

Livro “Poéticas Visuais – Intercâmbios com o Triângulo Mineiro” é lançado hoje em Araguari

sex, 22 de novembro de 2013 12:10

DA REDAÇÃO – Dar visibilidade textual à poética visual de artistas que vivem e trabalham na região do Triângulo Mineiro. Esse é o ponto chave do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino de Arte – NUPEA que culminou na produção do livro “Poéticas Visuais – Intercâmbios com o Triângulo Mineiro”. Em Araguari, a noite de lançamento da obra acontece hoje, às 20h, na Casa da Cultura Abdala Mameri.

As pesquisas para realização do livro começaram em 2011. Nele são expostas produções de 12 artistas ‘triangulinos’: Geraldo Queiroz, Ido Finotti, Lucimar Bello, Adélia Lima, Paulo Miranda, Vânia Vilela, Valéria Uchoa, Hélio Siqueira, Elaine Corsi, Eduardo Cirino, Júlio Monteiro e Glayson Arcanjo. Em Uberlândia, o lançamento foi realizado no mês passado.

A relação com a paisagem regional ganha destaque nos trabalhos do araguarino Julio Monteiro, um dos artistas que ganhou visibilidade no livro. Estradas, riachos, árvores e vegetações compõem suas obras, analisadas pelo grupo de pesquisadores formado por Eliane de Fátima Vieira Tinoco, Manuel Alves da Rocha Neto e Olaia Alves Cruvinel.

Criado em 2000, o NUPEA é um dos núcleos de pesquisa do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Estão entre suas prioridades linhas de pesquisa voltada para apoio aos professores, como o ensino da Arte, leitura de imagens, criação de material didático pedagógico.

Um dos objetivos que os pesquisadores esperam atingir com o conteúdo deste livro é favorecer a dinâmica nas salas de aula de Artes Visuais, auxiliar na formação continuada de professores e de outras iniciativas que privilegiem e divulguem a visualidade estética de artistas regionais.

SERVIÇO
Evento: lançamento do livro “Poéticas Visuais – Intercâmbios com o Triângulo Mineiro”
Organização: Márcia Maria de Sousa e Marileusa de Oliveira Reducino
Local: Casa da Cultura Abdala Mameri
Data: 22/11/2013
Horário: 20h
Valor de venda: R$ 30

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: