Livro “Araguari e sua história” reúne mais de uma década de pesquisas do Arquivo Histórico
sex, 6 de dezembro de 2013 17:20Hoje, a partir das 17h no Palácio dos Ferroviários, a população está convidada a participar da solenidade de lançamento do livro “Araguari e sua história”, das autoras Juscélia Abadia Peixoto e Aparecida da Glória Campos Vieira. As duas são historiadoras do Arquivo Histórico e Museu “Dr. Calil Porto”, departamento ligado à Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec.
A obra é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no Arquivo Histórico, criado para resgatar o passado da cidade e divulgá-lo à sociedade. O setor foi responsável pelos relatos inseridos nos dossiês de tombamento dos primeiros bens imóveis da cidade, no ano de 1997. A partir deste período, as pesquisas tinham como objetivo reunir informações referentes a variados temas.
Com o apoio da mídia impressa local, essas pesquisas passaram a ser publicadas e difundidas à comunidade araguarina.
Em 2006, após a conclusão do informe histórico destinado a compor os dossiês de tombamento daquele ano, surgiu o desejo de publicá-lo em forma de livro.
Depois de lapidado e complementado, estará nas mãos da população a partir de hoje, com pesquisas efetuadas pelo Arquivo Histórico por mais de uma década, baseadas quase que exclusivamente em fotografias e diversos documentos de seu próprio arquivo.
O cidadão encontrará, portanto, uma porta aberta para o conhecimento de sua realidade e de sua origem. Cada partícula inserida na malha do tempo fragmenta o todo e reflete o eu de cada um, que fez e faz parte desta história.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Armazéns da Casemg serão implodidos sáb, 6 de dezembro de 2025
- Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais sex, 5 de dezembro de 2025
- Mucuri reforça representação na Assembleia sex, 5 de dezembro de 2025
- Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro sex, 5 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 5 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
- Usuários das rodovias da região não encontram aglomerações de caminhões, mesmo com anúncio de paralisação dos caminhoneiros sex, 5 de dezembro de 2025
- Polícia Federal prende homem em flagrante por conteúdos sexuais infanto-juvenis em Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Campeão brasileiro paralímpico é de Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Moto furtada com placa clonada é recuperada pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 5 de dezembro de 2025
- Inovação na educação: Araguari investe em aulas de robótica para alunos do 4º ao 9º ano sex, 5 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Juscélia e Aparecida:
agora, que plantaram uma árvore, chamada de livro. só podem merecer nossas felicitações. “Araguari e sua história” juntar-se-á ao meu “Malhada das Areias Brancas”, que editei em 1974, dedicado à evolução histórica de Soledade, Paraíba, minha terra natal. Os dois, por sua vez, ao lado de dezenas de outros, do mesmo gênero, formando um exército, cuja bandeira é desoficialização da história nacional. Tenho interesse em lê-lo.
Gostaria de comprar alguns examplares.
Pode me ajudar