Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Lei obriga presença de farmacêuticos em farmácias e drogarias durante horário de atendimento

qui, 14 de agosto de 2014 02:20

DA REDAÇÃO – As farmácias e drogarias de Araguari têm 45 dias para se adaptarem às novas regras de saúde estabelecidas pela lei nº. 13.021 publicada na segunda-feira, 11, pelo Diário Oficial da União (DOU). A medida que passou 20 anos no Congresso Nacional torna obrigatória a presença de um farmacêutico nestes estabelecimentos durante todo o horário de funcionamento.

A norma prevê a exigência de um “responsável técnico” podendo ser contratados profissionais de nível médio. É necessário ainda ter registro profissional em conselho de classe. Assim, estes locais deixam de ser apenas de caráter comercial e terão total responsabilidade quanto à prestação de serviços básicos tais como, aferir pressão arterial e glicemia, aplicação de soro e vacinas.

Segundo o Conselho Federal de Farmácias, este tipo de atendimento não era proibido, entretanto, foi suspenso pela Vigilância Sanitária que impedia a sua execução, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.

Para garantir segurança aos pacientes, as farmácias deverão instalar equipamentos de limpeza e conservação de medicamentos como vacinas. Também ficará a cargo do profissional notificar profissionais de saúde sobre efeitos colaterais, intoxicações e dependência de medicamentos, além de encaminhar o paciente ao órgão de saúde competente.

Conforme apurou a reportagem, Araguari conta com mais de 50 farmácias e drogarias e a maioria dispõe de pelo menos um farmacêutico, entretanto, o atendimento não é integral. Muitos proprietários afirmaram desconhecer as novas regras. Outros garantem que irão se adequar o quanto antes às disposições para prestar serviços de auxílio àqueles que eventualmente precisem aplicar algum antibiótico ou até mesmo uma vacina para a gripe.

“Este tipo de situação é simples e pode ser tratado rapidamente por farmacêuticos e desafogar os postos de saúde e principalmente o Pronto Socorro, pois diariamente ouvimos reclamações a cerca da quantidade de pessoas que aguardam atendimento. Este com certeza é um ganho para a população,” afirmou Carlos Eduardo Mendes gerente de uma drogaria no município.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: