Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Lei institui semana para incentivar vacinação em adultos em Araguari

ter, 2 de setembro de 2014 01:05

DA REDAÇÃO – Tomar vacina não é coisa somente para crianças. Adultos também devem se preocupar com esse aspecto, principalmente porque a imunização contra várias doenças está ao alcance da população nos postos de saúde.

Uma lei municipal que passou a valer a partir de 26 de agosto instituiu a “Semana de Conscientização Sobre A Importância da Vacinação de Adultos”. A data será comemorada a partir de 2015, na primeira semana do mês de julho, e passa a integrar o Calendário Oficial do Município.

O objetivo é conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção e imunização de doenças como hepatite A e B, gripe, tétano, caxumba, rubéola, sarampo, difteria e pneumonia. Essas são algumas das principais doenças que atingem essa faixa etária da população.

Durante a “Semana de Conscientização”, serão divulgadas as formas de prevenção dessas doenças e a periodicidade das doses, com iniciativas de estímulo por parte do poder público.

A hepatite B é um dos males que mais exige atenção dos adultos, segundo a coordenadora da Epidemiologia do município, Lucia Hirono. “Ela age de forma silenciosa. Quando a pessoa passa a apresentar os sintomas, está em estágio avançado, com cirrose hepática,” ressaltou. A vacina é indicada para pessoas com até 50 anos.

Na fase adulta, a preocupação com a saúde é movida principalmente quando há surto de alguma doença, como explica a coordenadora. Um exemplo disso ocorreu em 2008, quando o município passou a registrar frequentes casos de febre amarela. “Todos procuravam o posto de saúde ao mesmo tempo, sobrecarregando o atendimento. Além disso, a vacina não age de forma imediata. No caso da febre amarela, demora de 10 a 15 dias para o organismo ficar imunizado,” argumenta.

Gente grande também precisa ter cartão de vacina. “O cuidado com o cartão deve ser o mesmo que temos com outros documentos pessoais. Isso evita ‘agulhadas’ repetidas e garante a tranquilidade de estar protegido contra muitas doenças,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: