Lei federal autoriza uso de veículo escolar municipal para universitários
ter, 29 de abril de 2014 00:52DA REDAÇÃO – Entra ano e sai ano, e a cada nova administração municipal, surge a cobrança pelo transporte gratuito aos estudantes universitários que utilizam o transporte para se deslocarem diariamente. Atualmente os universitários pagam uma mensalidade em torno de R$ 180,00. Sobre esse assunto, a presidente Dilma Rousseff (PT), ainda em 2013 promulgou uma emenda, criando a Lei Federal n.º 12.816/13, prevendo que estudantes universitários possam se utilizar do transporte escolar municipal.
Dessa forma, o vereador Cezar Batista de Oliveira de Oliveira “Cezinha” (SDD) pretende através de ofício nesta terça-feira, 29, solicitar à administração de Araguari para que a mesma possa entrar em contato com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a fim de regulamentar o uso de veículo oficial no transporte universitário, junto ao Governo Federal, com base na Lei 12816/13.
“Centenas de estudantes araguarinos usam diariamente esse transporte para chegar às universidades a pouco mais de trinta e cinco quilômetros na cidade de Uberlândia, e sabemos que muitos desses alunos sacrificam até mesmo a renda da família para pagar esse transporte. Sabemos que os veículos para transporte público de estudantes não são confortáveis, mas poderiam ajudar quem não tem condições de pagar pelo serviço”, comentou o vereador.
Ainda segundo Cezar Batista, a União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento, e ainda citou o parágrafo único da Lei prevendo que, não havendo prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.
7 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Uberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa” sex, 14 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 14 DE NOVEMBRO sex, 14 de novembro de 2025
- Deputado Raul Belém move estratégia para amparar produtores rurais sex, 14 de novembro de 2025
- Vereador Nego solicita obras e ações emergenciais para conter problemas de drenagem e riscos estruturais na Rua Bias Fortes sex, 14 de novembro de 2025
- Polícia Civil mantém alerta sobre o crime de furto de fios em residências e empresas sex, 14 de novembro de 2025
- Evento oficial recebe delegações paralímpicas e valoriza inclusão sex, 14 de novembro de 2025
- CBV divulga tabela completa da Superliga B Masculina 2025/2026 sex, 14 de novembro de 2025
- Veículo que caiu no rio Araguari é retirado pelo Corpo de Bombeiros sex, 14 de novembro de 2025
- Semana Global de Empreendedorismo chega a Araguari com palestras nacionais e internacionais sex, 14 de novembro de 2025
- Empresa anuncia investimento em Poços qui, 13 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Quero saber se essa lei serve para estudantes que se deslocam de uma cidade para outra???
QUERO SABER SE ESSA LEI SERVE PARA ESTUDANTES QUE DESLOCAM PARA CIDADES DA REGIAO??
quero saber se essa lei e obrigatória, ao prefeito arcar com as necessidade de transporte e combustíveis, entre uma cidade a outra
gostaria de saber se esta lei obriga o prefeito liberar ou contratar veículos para os universitários.
Gostaria de informação sobre a lei 12.816/13,garante o ônibus do governo federal para os universitários tem o direito a esse ônibus.E Novo Gestor da prefeitura devem seguir cronograma deixado pelo EX Gestor.Sendo que estamos sendo prejudicado sem transporte para ir a universidade.Preciso muito dessa informação.
Gostaria de Saber se esta lei ainda esta em vigor nesse ano de 2017. E se esse direito tambem esta reservado a alunos que fazem Faculdades seme-presencial. Ande eu estudo fica 86kmt de distancia.
Gostaria de saber se essa lei serve para deslocamento dos estudantes de umacidade para outra, sendo obrigatoriedade da prefeitura arcar com transporte, combustível e motorista??