Lei de Diretrizes Orçamentária deve ser discutida na próxima segunda-feira
qua, 7 de abril de 2021 08:06Da Redação

A reunião da audiência pública sobre a LDO ocorrerá na SAE
A audiência pública que pautará a discussão que diz respeito à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício de 2022 que ocorreria nesta sexta-feira, 9, foi adiada e, agora, está marcada para a próxima segunda-feira, 12.
A discussão poderá ser acompanhada por toda a população de forma virtual. Presencialmente, em razão das restrições impostas pela pandemia da covid-19, estarão somente autoridades do município e os representantes do Poder Público.
A audiência ocorrerá na sala de reuniões da Superintendência de Água e Esgoto (SAE Araguari), e deverão estar presentes os chefes das pastas municipais juntamente com suas equipes técnicas, além dos vereadores.
A LDO compõe as leis necessárias para o tratamento do orçamento. Entre elas, está um dos três instrumentos de planejamento estratégico, o Plano Plurianual (PPA), sempre elaborado no primeiro ano de governo para a execução nos três anos seguintes e primeiro ano do governo subsequente, com prazo de vigência total de quatro anos.
O PPA é responsável por delimitar a atuação do município de forma detalhada, explicando as diretrizes, objetivos, ações, programas e metas a serem atingidas, definindo quantitativamente os recursos necessários à sua implementação. Já a LDO compreende as metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que por sua vez, define os recursos necessários para cada ação constante da LDO. A LDO e LOA se complementam, de modo a definir as diversas regras que a administração pública tem que cumprir, como a limitação de empenho, contingenciamento, anexo de metas e riscos fiscais.
“Faremos a audiência e convidamos para estarem presentes todos os secretários e vereadores. A comunidade, em razão da pandemia, poderá acompanhar pelos meios digitais. A LDO visa o próximo ano e a preparação para a LOA”, expôs o ex-vereador e atual secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Habitação, Wesley Lucas, em reportagem exclusiva à Gazeta.
Para os interessados em assistir a audiência, ela terá início às 9h do dia 12, e poderá ser acessada pela página: facebook.com/prefeituraaraguari. A população pode participar com questionamentos e sugestões, e vale lembrar que o tema em pauta é de extrema relevância, uma vez que, além de outras coisas, a “grosso modo”, define o uso e o gasto do dinheiro público no ano seguinte.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Armazéns da Casemg serão implodidos sáb, 6 de dezembro de 2025
- Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais sex, 5 de dezembro de 2025
- Mucuri reforça representação na Assembleia sex, 5 de dezembro de 2025
- Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro sex, 5 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 5 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
- Usuários das rodovias da região não encontram aglomerações de caminhões, mesmo com anúncio de paralisação dos caminhoneiros sex, 5 de dezembro de 2025
- Polícia Federal prende homem em flagrante por conteúdos sexuais infanto-juvenis em Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Campeão brasileiro paralímpico é de Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Moto furtada com placa clonada é recuperada pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 5 de dezembro de 2025
- Inovação na educação: Araguari investe em aulas de robótica para alunos do 4º ao 9º ano sex, 5 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
