Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Lêda Maria Borela Diniz Póvoa em destaque

sex, 15 de novembro de 2013 00:27

Por Mário F. S. Júnior
mariofsj@yahoo.com.br

Lêda Maria Borela Diniz Póvoa é natural de Araguari, nascida aos 30 de junho. Pais: José Ludovico Borela e Gercina Campos Borela. É casada com o meu amigo João Alberto Diniz Póvoa. Filhas: Daniela formada em Música e professora de canto no Conservatório Estadual Cora Pavan Caparelli de Uberlândia e Fernanda, Fisioterapeuta no Hospital e Maternidade Municipal Dr.Odelmo Leão Carneiro, de Uberlândia. Também compõe a família, o super neto Pedro, com dez anos.

Lêda Maria Borela Diniz PóvoaPassou a infância e juventude em Araguari. Cursou o primário no Externato Santa Terezinha, o ginásio na Escola Estadual Raul Soares e o normal no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Ainda estava cursando o Normal quando iniciou sua vida no magistério. Lecionou na Escola Estadual João Pedreiro e depois no Externato Santa Terezinha durante oito anos.

Formou-se no curso superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari; licenciatura em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar; Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2º grau e depois Supervisão Escolar Pós-graduação; Especialização “Lato Sensu” em Ensino Superior Teoria e Prática. Foi professora na FAFI durante o período de 1975 a 2000, docente das cadeiras: Sociologia Geral e Sociologia da Educação, com titulação do MEC.

O Magistério está em suas veias; aos quinze anos de idade ministrava aulas particulares, como reforço escolar. Em seu tempo livre se dedicava a artes como: pintura, desenho, artesanato e outras além de ministrar aulas de desenho, bordado, pintura, plastificação de caixas decorativas e culinária.
Gostava tanto que foi sócia e decoradora de uma loja de festas infantis. Estes dons, do magistério e da arte, lhe trouxeram muita satisfação, grandes alegrias, boas lembranças e o reconhecimento de seus ex-alunos que, através do aprendizado, hoje estão bem profissionalmente e fazendo sucesso na vida.

Foi assessora da secretaria de Educação e Cultura de Araguari, de 1993 a 1996. Há muitos anos participa de trabalhos voluntários junto a instituições beneficentes e filantrópicas, independente de cunho religioso como: Lar Espírita Maria Carlota; SSVP; BEA “Beneficência Evangélica Araguarina” e outras. Ela acredita que a solidariedade e caridade não têm religião. É voluntária dedicada do grupo “Semente Esperança” (Grupo de Apoio aos Pacientes de Câncer de Araguari) há seis anos.

Tem dois hobbies: coleciona histórias de famílias e crianças. Há uns trinta anos vem levantando dados da genealogia italiana da família  Borella e da família Campos. São cinco gerações de histórias e fatos descritos pelos descendentes e amigos. Sente-se muito feliz em ter sido útil e tem perspectiva de continuar trabalhando voluntariamente, enquanto Deus lhe der forças.

Pelo seu dinamismo, otimismo e disciplina é um exemplo a ser seguido.

Um super abraço.

1 Comentário

  1. Julio cesar nunes disse:

    Muitas saudades de suas aulas e de sua pessoa. Sempre me lembro de você, pois hoje leciono sociologia e tenho segui também a carreira do magistério. As terras dos Borela ( seu avo) faz parte de minha infância. Interessante que guardo a imagem do mesmo ainda em minha mente. Um forte abraço !!!

Deixe seu comentário: