Lêda Maria Borela Diniz Póvoa em destaque
sex, 15 de novembro de 2013 00:27Por Mário F. S. Júnior
mariofsj@yahoo.com.br
Lêda Maria Borela Diniz Póvoa é natural de Araguari, nascida aos 30 de junho. Pais: José Ludovico Borela e Gercina Campos Borela. É casada com o meu amigo João Alberto Diniz Póvoa. Filhas: Daniela formada em Música e professora de canto no Conservatório Estadual Cora Pavan Caparelli de Uberlândia e Fernanda, Fisioterapeuta no Hospital e Maternidade Municipal Dr.Odelmo Leão Carneiro, de Uberlândia. Também compõe a família, o super neto Pedro, com dez anos.
Passou a infância e juventude em Araguari. Cursou o primário no Externato Santa Terezinha, o ginásio na Escola Estadual Raul Soares e o normal no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Ainda estava cursando o Normal quando iniciou sua vida no magistério. Lecionou na Escola Estadual João Pedreiro e depois no Externato Santa Terezinha durante oito anos.
Formou-se no curso superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari; licenciatura em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar; Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2º grau e depois Supervisão Escolar Pós-graduação; Especialização “Lato Sensu” em Ensino Superior Teoria e Prática. Foi professora na FAFI durante o período de 1975 a 2000, docente das cadeiras: Sociologia Geral e Sociologia da Educação, com titulação do MEC.
O Magistério está em suas veias; aos quinze anos de idade ministrava aulas particulares, como reforço escolar. Em seu tempo livre se dedicava a artes como: pintura, desenho, artesanato e outras além de ministrar aulas de desenho, bordado, pintura, plastificação de caixas decorativas e culinária.
Gostava tanto que foi sócia e decoradora de uma loja de festas infantis. Estes dons, do magistério e da arte, lhe trouxeram muita satisfação, grandes alegrias, boas lembranças e o reconhecimento de seus ex-alunos que, através do aprendizado, hoje estão bem profissionalmente e fazendo sucesso na vida.
Foi assessora da secretaria de Educação e Cultura de Araguari, de 1993 a 1996. Há muitos anos participa de trabalhos voluntários junto a instituições beneficentes e filantrópicas, independente de cunho religioso como: Lar Espírita Maria Carlota; SSVP; BEA “Beneficência Evangélica Araguarina” e outras. Ela acredita que a solidariedade e caridade não têm religião. É voluntária dedicada do grupo “Semente Esperança” (Grupo de Apoio aos Pacientes de Câncer de Araguari) há seis anos.
Tem dois hobbies: coleciona histórias de famílias e crianças. Há uns trinta anos vem levantando dados da genealogia italiana da família Borella e da família Campos. São cinco gerações de histórias e fatos descritos pelos descendentes e amigos. Sente-se muito feliz em ter sido útil e tem perspectiva de continuar trabalhando voluntariamente, enquanto Deus lhe der forças.
Pelo seu dinamismo, otimismo e disciplina é um exemplo a ser seguido.
Um super abraço.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Muitas saudades de suas aulas e de sua pessoa. Sempre me lembro de você, pois hoje leciono sociologia e tenho segui também a carreira do magistério. As terras dos Borela ( seu avo) faz parte de minha infância. Interessante que guardo a imagem do mesmo ainda em minha mente. Um forte abraço !!!