Isenção IPTU: para ser beneficiado, condições são exigidas e devem ser comprovadas
qua, 2 de abril de 2014 01:44DA REDAÇÃO – Com o objetivo de alertar a comunidade a respeito dos pré-requisitos para ser contemplado com a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) o secretário de Fazenda Érico Chiovatto concedeu entrevista para a imprensa, na tarde desta terça-feira, 1º.
“A comunidade precisa estar informada sobre os critérios para obter a isenção. Critérios que devem ser comprovados, como possuir apenas este imóvel e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)”, alerta.
Segundo Chiovatto, quem não é cadastrado pode se inscrever na secretaria de Trabalho e Ação Social. “Além de comprovar ter apenas este imóvel, é necessário ter renda mensal de até um quarto do salário mínimo por pessoa da família, com renda total limitada de três salários mínimos”, explica.
Segundo informou, tais condições precisam ser descritas em requerimento que deve ser protocolado na secretaria de Fazenda com a planta do imóvel. Após a análise de sua metragem haverá também a fiscalização da prefeitura no próprio local.
Conforme entrevista, a entrega do carnê será iniciada neste fim de semana. “Todos os imóveis recebem o desconto de 30%, exclusivamente para pagamentos a vista, até o dia 15 de abril. Se parcelado, ele pode ser dividido em até nove vezes, sendo no mínimo R$ 50 cada parcela”, detalha.
O primeiro vencimento é para o dia 15 deste mês, e se o contribuinte atrasar o pagamento poderá acessar e imprimir novo código de barra, que estará disponível online, no site da prefeitura a partir do dia 16.
Taxas não recebem isenção
“Independente da metragem, ou seja, todos os imóveis mesmo aqueles de até 70 metros quadrados não estão isentos de pagar as taxas de expediente, limpeza, conservação, coleta de lixo e iluminação”, esclarece o secretário.
Fontes de compensação
Indagado sobre a possibilidade de promover o georreferenciamento, ele afirmou que a atualização da arrecadação do IPTU dos imóveis, que iria aumentar o valor, não será a fonte para compensar a isenção. “Uma das maneiras de compensar será por meio do aumento da arrecadação do IPTU, haja vista o número alto de novas construções nos últimos tempos. Além da captação maior de receitas do ICMS e ISS nacional”, afirmou.
Para finalizar, o secretário ressaltou que todas as ações descritas são tomadas atendendo plenamente as condições legais.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Multinacional investe nas plantas de Minas sáb, 21 de junho de 2025
- PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO sáb, 21 de junho de 2025
- Festmalhas movimenta R$ 50 milhões sex, 20 de junho de 2025
- AMM se aproxima da totalidade dos municípios mineiros e alcança 824 filiados com adesão de Senador Firmino sex, 20 de junho de 2025
- Sistema Faemg Senar anuncia doação de 84 mil litros de leite qui, 19 de junho de 2025
- IPTU 2025: Prefeitura de inicia lançamento dos valores qui, 19 de junho de 2025
- Polícia Civil abre inquérito policial para investigar a morte de menino de nove anos por atropelamento qui, 19 de junho de 2025
- BR-050 registra aumento do tráfego de veículos com a presença do feriado de Corpus Christi qui, 19 de junho de 2025
- Presença de Valdir Silva deverá impactar em grandes torneios no segundo semestre na Arena Valdemar Inácio qui, 19 de junho de 2025
- Feriado prolongado traz preocupação com período seco e propício a queimadas qui, 19 de junho de 2025
> > Veja mais notícias...