Irmãs encerram atividades no Lar da Criança com o sentimento de missão cumprida
sex, 28 de setembro de 2018 05:38por Mel Soares
Há mais de 60 anos, o Educandário Lar da Criança promove atividades em Araguari em tempo integral. Em 2016, os responsáveis pelo local começaram a estudar a possibilidade de encerramento das atividades tendo em vista a crise financeira.
A irmã Maristela Souza da Conceição, diretora-presidente, informou também que o número de crianças atendidas diminuiu consideravelmente tendo em vista as ações promovidas pela rede municipal de ensino.

O imóvel onde está localizado o Lar da Criança pertence à Sociedade São Vicente de Paulo
“Para nós em Araguari houve a diminuição gradativa de alunos, porque o ensino das escolas municipais foi reforçado. Com o surgimento da escola de tempo integral, muitos que estudavam aqui, foram transferidos pela família até porque esses centros de educação infantil ficam situados próximos as residências destas crianças, sendo mais viável”, destacou.
Sobre a manutenção do Educandário, a irmã disse que a prefeitura cede dois professores e as demais despesas são feitas por meio de doações da comunidade. A instituição também conta com apoio de grupos que se reúnem para promover doações entre amigos. “Com este recurso conseguimos pagar as despesas com energia, água e telefone. No entanto não dá para cobrir a folha dos funcionários, então contamos com o apoio da nossa congregação, que também é filantrópica, mas devido a mudanças na legislação não se pode mais fazer doações para outra instituição filantrópica como a nossa.”
O imóvel onde está localizado o Lar da Criança pertence à Sociedade São Vicente de Paulo, que cedeu o espaço para que fossem realizadas atividades com crianças carentes o tempo que fosse necessário.
Em entrevista, a irmã aproveita para falar a respeito da hospitalidade dos araguarinos. “Eu nunca morei em uma cidade como Araguari, parece impossível, mas a gente vive de doações, nenhuma outra casa nossa vive dessa forma. Conseguimos doações de leite, carnes, frutas e o básico como arroz, feijão e óleo”, completou.
A sede da Congregação Filhos da Caridade de São Vicente de Paulo está localizada em Belo Horizonte. Outras quatro casas pertencentes a congregação estão em fase de revisão. “O mais favorável foi encerrar esta obra. Gradativamente o número de crianças foi diminuindo e estamos com pouco mais de 40. A média de anos anteriores eram 120 crianças.”, explicou.
No total, quatro irmãs promovem o trabalho vocacional no Lar da Criança, sendo elas: Maristela, Olquimei, Edilamar e Auxiliadora.
“Faremos o nosso trabalho com muito prazer até o final do ano, quando as atividades serão encerradas em definitivo. Cada uma de nós vai atuar nestas outras casas, localizadas em Minas, Goiás e Tocantins. A sensação é de missão cumprida mesmo porque foi uma decisão muito bem pensada, rezamos muito para que fosse feito o melhor”, finalizou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara promove Arena da Copa com transmissão em telão e atrações musicais sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...