IPVA: Minas Gerais arrecada 28% do total, antes do vencimento das parcelas
ter, 29 de março de 2022 10:49Da Redação
Em 2022, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começou no dia 21 março e a primeira parcela foi encerrada no dia 25 do mesmo mês. A expectativa de arrecadação é de R$ 7,1 bilhões. Desse total 40% são destinados para o caixa único do Estado, 40% são reservados aos municípios onde os veículos estão emplacados e 20% são designados para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
“A arrecadação antes do início do vencimento das parcelas do IPVA era de 28% do montante total. Acreditamos que isso é por causa do hábito das pessoas saberem que o imposto vence em janeiro, fevereiro e março e muitos já optam por pagar, mesmo antes do vencimento. Esse fato superou nossas expectativas de arrecadação de tal forma, que não fizemos uma grande abertura do pagamento do IPVA”, disse o chefe da Administração Fazendária de Araguari, Renato do Nascimento Silva.

A primeira parcela foi encerrada no dia 25 de março
Vale lembrar, que o contribuinte que não pagar o IPVA ou que fizer a quitação do imposto fora do prazo estará sujeito à multa de 0,3% ao dia até 30º dia; multa de 20% após o 30º dia; além de juros calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).
Ontem, 28, a reportagem da Gazeta entrevistou alguns contribuintes para saber como eles fizeram o pagamento do imposto e as respostas foram variadas.
O analista de qualidade de software, Sebastião Cruvinel disse que pagou a primeira parcela do IPVA em março e que apesar da cota única ser vantajosa, optou pelo parcelamento, pois tem outras prioridades financeiras.
“Paguei a vista, pois o parcelamento fica muito caro. O meu carro é de Brasília, lá o governador não congelou o valor do IPVA como aqui em Minas Gerais”, ressaltou o jornalista, Pedro Felipe.
A vendedora, Hosana de Fátima Correa, declarou que pagou o imposto parcelado, pois foi a forma que mais se adequou ao seu orçamento.
A reportagem também apurou que alguns cidadãos optaram por pagar o imposto no início do ano, aproveitando o 13º salário para isso.
Conforme as informações da Secretaria do Estado da Fazenda, os repasses referentes a IPVA são efetivados de forma imediata, através do próprio documento de arrecadação.
O chefe da Administração Fazendária de Araguari informou que um relatório mais específico sobre as arrecadações do município tem previsão de ser concluído no início do próximo mês.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
