Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024 Fazer o Login

IPTU: munícipes questionam sobre demora da entrega dos carnês de pagamento do imposto

ter, 11 de outubro de 2022 08:06

Da Redação

A entrega é feita de forma georreferenciada

Ontem, 10, terminou o prazo para o pagamento da cota única do IPTU e também da primeira parcela do tributo, para quem decidiu dividir. Porém, alguns munícipes não receberam os carnês até a presente data e também encontram dificuldades para emitir do documento pelo site da prefeitura.

De acordo com a prefeitura, os munícipes estão recebendo o documento de 2022 de forma georreferenciada. O georreferenciamento é a definição da configuração, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico para isso. Num estudo deste são encontradas várias informações acerca do terreno, mas algumas se destacam e são fundamentais em qualquer trabalho do gênero, são elas: limites da área; confrontações; coordenadas dos vértices definidores.

A Secretaria de Fazenda, explicou que no sistema adotado existe a possibilidade de coletas de dados sobre a situação do imóvel (se está vago, tipo de edificação, dentre outros elementos). Nos anos anteriores, a entrega dos carnes era prejudicada por causa de problemas de endereçamento e falta de atualização do cadastro do contribuinte; mas esse método soluciona essas questões.

Ontem, 10, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o secretário de Fazenda, Thiago Rafael de Faria, para esclarecer as dúvidas a respeito da entrega dos carnês de IPTU. “ Até o momento, 98% dos carnês foram entregues. Os que ainda não foram entregues, são aqueles com divergência de endereço, o que não possibilitou a entrega. Não haverá prorrogação da data de pagamento. Intensificamos as divulgações desde o início da semana passada, para os munícipes que quisessem tirar a segunda via na internet ou na tributação”, disse.

O Imposto Predial e Territorial Urbano em cota única podia ser pago até ontem, 10 de outubro de 2022.

Para os cidadãos que preferem fracionar o valor, o imposto poderá ser pago em até cinco parcelas mensais e sucessivas, sendo o valor mínimo da parcela R$100,00; nos seguintes vencimentos: 1ª parcela 10/10/2022; 2ª parcela 10/11/2022; 3ª parcela 12/12/2022; 4ª parcela 10/01/2023; 5ª parcela 10/02/2023.

A reportagem da Gazeta também entrevistou o empresário e proprietário da empresa Irrigaterra, Gilberto Cunha para saber se ele recebeu o carnê de IPTU em dia. “ Os carnês que se referem aos imóveis com endereços próprios chegaram na semana passada. Já os carnês que se referem aos terrenos ou imóveis desocupados, que deveriam ser entregues nos endereços de correspondência indicados na Administração Fazendária Municipal só me foram entregues no último sábado, assim mesmo porque entrei em contato com a empresa responsável pela entrega. Segundo me disseram iriam trabalhar no final de semana para realizar as entregas”, disse.

Em relação à emissão da segunda via do carnê pelo site da prefeitura, Gilberto Cunha destacou que havia conseguido todos os que faltaram, mas com uma certa dificuldade, pois o cidadão só consegue esse documento, se tiver o código identificador no imóvel. Esse código é encontrado no próprio carnê ou na Administração Fazendária Municipal. “ Acredito que a Prefeitura poderia melhorar essa consulta de segunda via, apresentando a opção de procura por CPF, facilitaria muito mais, pois ao digitar seu CPF apareceriam todos os imóveis vinculados a ele”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: