Instituição de Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) para investigar a CEMIG é solicitada por vereadores
Da Redação
A energia elétrica é uma parte fundamental do dia-a-dia da população em geral, pois é quase impossível imaginar a vida sem esse recurso.
Desde ações simples como acender a luz, até as altas demandas energéticas, como a iluminação pública ou metrô que milhares de cidadãos usam para ir trabalhar, dá para se ter uma ideia dos impactos ocasionados pela falta de energia.
No Brasil, cerca de 80% da produção energética vem das hidrelétricas, o que torna o país bastante vulnerável, devido às variações climáticas e ambientais.
Em Araguari, os cidadãos têm sofrido com quedas de energia nos últimos dias. Sabendo disso, ontem, 16, mais de um terço dos vereadores requereram a instituição de Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) para, no prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60, mediante autorização do Plenário, a fim de investigar a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), referente às recorrentes quedas de energia.
Ressalta-se que, a Comissão Legislativa de Inquérito é um dos dispositivos mais importantes do trabalho realizado pelos membros do Poder Legislativo. Ela tem caráter temporário e tem como propósito a investigação em caso de más ações.
Esse dispositivo pode ser solicitado quando 1/3 dos membros da Câmara assinam o requerimento de instauração. Depois disso, cabe ao presidente da casa legislativa em questão conduzir o processo de abertura. A CLI se encerra com a realização de um relatório final aprovado pelos membros da comissão em votação.
Segundo os parlamentares, a requisição é pertinente, visto as inúmeras quedas de energia elétrica que estão acontecendo na cidade, as quais estão causando grande desconforto e prejuízos para a população.
“Precisamos investigar a CEMIG, a fim de entendermos o que está acontecendo. É aumento de consumo? O
número de estações é o suficiente? Precisamos dessas explicações para que possamos dar uma resposta para a população araguarina. Quem mora em Araguari sabe que qualquer chuvinha é o suficiente para fazer com que a transmissão de energia comece a oscilar ou, o que não é raro acontecer, causar a interrupção completa da transmissão por minutos ou horas. No penúltimo fim de semana, uma festa de casamento foi prejudicada devido à falta de energia no local, que demorou horas para voltar”, disseram.
Vale mencionar que, várias reclamações da população a respeito deste assunto estavam anexadas a essa requisição.
Leave a Reply