Domingo, 16 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Semáforos começam a ser instalados em trechos com alto índice de acidentes

ter, 5 de janeiro de 2016 08:12

por Mel Soares

Na última semana de 2015, a prefeitura acompanhou o início da execução do projeto estimado em 4,2 milhões de reais. A instalação de semáforos em pontos críticos da cidade e outras intervenções no trânsito fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana cujo principal objetivo é reduzir o número de acidentes no município.

Primeiro local a receber os preparativos para a instalação do semáforo foi no trecho entre as avenidas Minas Gerais e Mato Grosso

Primeiro local a receber os preparativos para a instalação do semáforo foi no trecho entre as avenidas Minas Gerais e Mato Grosso

 

Os primeiros cruzamentos a receberem as colunas para implantação da sinalização foram as avenidas Minas Gerais e Mato Grosso, no bairro Miranda, e também no trecho de acesso das avenidas São Paulo e Coronel Belchior de Godoy, no bairro Miranda.

As ruas Pedro Nasciutti, Coronel Lindolfo França e a avenida Bahia, receberão o benefício nos trechos que dão acesso à avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo. Também consta na lista dos locais que terão semáforos, os cruzamentos entre as avenidas Bahia e Batalhão Mauá, bem como a avenida Tiradentes em confluência com a Pedro Nasciutti e praça Manoel Bonito.

Após a colocação de colunas, o próximo passo consiste na fiação de comunicação e instalação dos controladores. Logo depois, serão providenciadas as sinalizações horizontal e vertical e a instalação do padrão de energia.

O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Settrans), Divonei Gonçalves, afirma que os equipamentos são de LED (light emitting diode) os quais iluminam mais intensamente e consomem menos energia, além de apresentarem maior durabilidade que as lâmpadas convencionais. O sistema moderno também possui dispositivo capaz de criar estágios diferentes. “Trata-se de uma parte inteligente dos controladores. Em horários de pico, podemos alterar o funcionamento do semáforo”, exemplificou.

Serão utilizados o total de 32 semáforos nesta primeira fase. “Iremos viabilizar outros locais, que estão sendo estudados”, acrescentou.

A partir do dia 18 de dezembro de 2015, data da ordem de serviço, o prazo determinado para a execução da obra era de quinze dias, no entanto, devido a atrasos por parte da empresa Sinalização de Trânsito Industrial (SITRAN), os serviços levarão mais tempo do que o esperado. “Notificamos a empresa, que pediu prazos para terminar os trabalhos devido a atrasos no projeto. Acredito que no mês de fevereiro, os semáforos estarão em funcionamento, oferecendo à população araguarina o que há de mais moderno em equipamento de sinalização semafórica”, finalizou o secretário.

3 Comentários

  1. Adriano de Faria Alves disse:

    Finalmente teremos um semáforo no cruzamento das avenidas Minas Gerais com a Mato Grosso. Aquele trecho é extremamente perigoso e difícil de cruzar. Agora sim teremos uma travessia mais segura.

  2. Cezar disse:

    Isso nao ė para soltar foguetes. Ė obrigaçāo e ja devia estar pronto a muito tempo. Precisam trocar aqueles do centro tambem. Nao ha semaforos para pedestre na Tiradentes c
    Rodolfo Paixao e Afonso Pena, onde ha semaforos museus, pondo em riscos os pedestres.
    Elegemos politicos p adm cidade.

  3. Alberto Baleia disse:

    A sinalização não pode ser apenas no centro da cidade e também apenas semáforo.A cidade deve ter semáforo para pedestres ,faixa para pedestres ,faixa de retenção e sinalização pare.

Deixe seu comentário: