Sábado, 15 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Inscrições do Enem em Araguari crescem 47% neste ano

sáb, 14 de junho de 2014 01:34

DA REDAÇÃO – A conquista do diploma motiva milhões de estudantes todos os anos a se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para universidades de todo o país. Em Araguari, são 5.758 inscritos neste ano. O total representa um aumento de 47% em relação a 2013, que registrou 3.900 inscrições.

Ano passado, a prova foi realizada em oito escolas. Esse ano serão 11 instituições. Eliana Pereira Melo, coordenadora municipal do Enem em Araguari desde 2004, falou sobre a alta. “Trabalhamos com uma margem de inscritos 30% maior do que a do ano passado. Se a expectativa continuar, chegará um momento em que deveremos alocar todas as escolas,” revelou.

O CESPE – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) UnB é responsável pela aplicação do Enem em Minas Gerais, seguindo diretrizes do Ministério da Educação.

Para a coordenadora, o Enem começa mais cedo e termina mais tarde. O primeiro passo é visitar escolas e cumprir um check list para ver quais estão dentro do parâmetro. A cada aplicação do exame, são selecionadas instituições de ensino para local de provas.
Outra providência importante é o aluguel das carteiras e salas excedentes, para casos de candidatos com braço quebrado, ou alguma doença contagiosa, candidatas que precisem amamentar. “O grupo de sabatistas, por exemplo, chega no mesmo horário que os demais. A diferença é que começam a prova depois que o sol se põe. O trabalho se estende até a noite para conseguirmos atender os candidatos,” contou.

Tanto os colaboradores quanto as escolas são remunerados. Em cada local de prova são denominados um coordenador, que geralmente é o diretor, e assistentes de coordenação conforme o espaço físico. Há também os fiscais e chefes de sala. Todos que trabalham recebem instruções e orientações específicas conforme a função que desempenham. “Os colaboradores não podem ter parentesco com candidatos do Enem,” enfatizou a coordenadora.

Nos dias de prova, as equipes chegam às 10h, três horas antes dos candidatos. “Não podemos falhar. Um erro pode comprometer o exame no país todo. Quando o candidato chega, devemos estar preparados. Passo em todas as escolas para verificar o andamento e nos comunicamos para esclarecer qualquer dúvida,” frisou Eliana Melo.

O Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: