Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 Fazer o Login

iniciadas as inscrições para a 10ª Olimpíada de Matemática

qui, 13 de fevereiro de 2014 00:07

GABRIELA GOMES – Todas as escolas públicas do país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão inscrever seus alunos na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2014 (OBMEP) até o dia 21 de março através do site www.obmep.org.br.

Criada em 2005, a olimpíada é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o objetivo de estimular os estudos matemáticos nas escolas públicas e revelar alguns talentos, a OBMEP mobiliza 47 mil escolas públicas que totalizam 19 milhões de alunos.

Clicando nos módulos disponíveis no site da OBMEP, os usuários encontram vídeos-aula, exercícios interativos e materiais como, apostilas em PDF com problemas e as respectivas soluções. Há três tipos de vídeos-aula: de uma a três sobre a importância de se estudar determinado assunto; quatro ou cinco com ensinamentos e explicações; e, por fim, uma sequência com resolução de problemas onde o professor apresenta alguns problemas na lousa e mostra como resolvê-los.

Em 2014, a olimpíadas totalizará 6.500 medalhistas, onde serão 500 medalhistas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de Educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triangulo a diretora de uma instituição de ensino público da região, Valéria Landa, disse que todos os anos a escola inscreve seus alunos para participar das olimpíadas. E esse ano não será diferente, devido ao grande interesse dos estudantes.

“Tivemos a premiação de um aluno do ensino médio que irá receber um computador e seus professores também serão premiados. A olimpíada de matemática nos possibilita um norte sobre os estudos relacionados à matéria e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento dos alunos”, finaliza Valéria Landa.

Datas importantes
27 de maio: realização da 1ª etapa;
10 de junho: data-limite para as escolas enviarem o cartão resposta dos alunos classificados para segunda etapa;
13 de junho: divulgação dos nomes dos alunos classificados para a segunda fase e, o local e horário para a realização da prova;
13 de setembro: realização da 2ª fase;
1º de dezembro: divulgação dos premiados;

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: