Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Indústria de transformação é destaque positivo no Caged do mês de julho em Araguari

sex, 22 de agosto de 2014 01:57
Produção de alimentos, bebidas e maquinários lidera Caged do ultimo mês. Foto: Divulgação

Produção de alimentos, bebidas e maquinários lidera Caged do ultimo mês. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – O saldo líquido de empregos formais gerados no mês de julho em Araguari foi de 1.044 contratações, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira, 21, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O saldo negativo de -51 é resultado do número de demissões neste período que foi de 1.095 e continua refletindo na geração de empregos no município. Em junho, o saldo do Caged também ficou abaixo do número aguardado pelos economistas do mercado.

O destaque no mês de julho vai para a indústria de transformação com 46.92% das contratações do período abrangendo indústrias de produtos alimentícios, bebidas, cigarros, roupas, papel, combustível, eletrônicos e móveis, seguido pela agropecuária que obteve 43,1%. Os seguimentos construção civil, comércio e serviços tiveram resultados negativos e um aumento considerável nas demissões.

O resultado sem ajuste considera apenas o envio de dados pelas empresas dentro do prazo determinado pelo MTE. Após esse período, há um ajuste da série histórica, quando as empregadoras enviam as informações atualizadas para o governo.

Minas Gerais
Em julho de 2014, segundo os dados do CAGED, foram eliminados 5.197 empregos celetistas, equivalentes a uma retração de 0,12% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Tal redução decorreu do declínio do emprego principalmente nos setores da Agropecuária, devido ao decréscimo nas atividades de Cultivo de Café e da Indústria de Transformação. Nos últimos 12 meses, verificou-se expansão de 0,64% no nível de emprego ou 27.778 postos de trabalho.

Brasil
O Brasil abriu 11.796 vagas formais de trabalho em julho, pior resultado desde 1999. A expectativa dos analistas era de abertura de sete mil empregos no mês passado. Em junho, haviam sido criados 25.363 postos com carteira assinada, sem ajustes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: