Domingo, 16 de Março de 2025 Fazer o Login

Índios da etnia Xavante promovem apresentações culturais em escolas da rede municipal

dom, 19 de abril de 2015 06:33

Da Redação – Com Assessoria

Grupo estará no Museu do Índio no dia 24 de abril

Os índios da etnia Xavante, da Aldeia Namunkurá, localizada no município de Barra do Garça (MT) realizam no dia 24, uma visita ao Museu do Índio. A programação segue até o dia 26 de abril para comemorar a Semana do Índio.

A programação foi elaborada por meio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A programação foi elaborada por meio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

 

A vinda dos índios a Uberlândia e a programação foram elaboradas por meio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, da secretaria municipal Saúde (SMS), em parceria com a Associação Ipês Psam e Associação das Plantas Medicinais de Uberlândia (APLAMU).

No dia 16, os estudantes da Escola Municipal Mário Alves Araújo Silva e E.M Prof. Mário Godoy Castanho, no bairro Luizote de Freitas participarão de atividades com o grupo.

A presença dos nove indígenas movimentou a escola do bairro Luizote de Freitas, que durante a semana promoveu atividades relacionadas ao tema em salas de aula. Assim que os indígenas chegaram, foram recebidos pelos estudantes. Eles falaram de sua cultura e agradeceram a receptividade. O sotaque diferente e as danças típicas atraíram os olharem das crianças, que tiveram a oportunidade de presenciar de perto aquilo que, até então, conheciam somente através de livros e vídeos.

“Ainda não tinha visto e para mim é uma oportunidade única em conhecer os índios e um pouco de sua cultura”, afirmou a professora Josiane Ferreira Rodrigues, mãe da aluna do quarto ano Alice Rodrigues Eugênio, de 9 anos. A estudante Josiane disse que fez os trabalhos em sala de aula e estava achando tudo muito legal.

O coordenador do grupo e também professor, Gaspar Waradzeré Tsiuare, disse que esse tipo de oportunidade proporciona a troca de experiências, de saberes e de conhecimento. “A visita permite aos alunos pensarem como nós sobrevivemos e como estamos depois de 500 anos. Para a equipe, também é um momento de refletir e pensar o que os alunos estudam na História e na Geografia”, disse.

A comemoração da Semana do Índio faz parte, ainda, da continuidade de um intercâmbio cultural iniciado em outubro de 2013, com a visita de profissionais da SMS à Aldeia Namunkurá.

No dia 26 acontecerá o 1º Seminário de Práticas Integrativas, no Centro Tecnológico Educacional Rural da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), que fica na BR-050, Km 63, sentido Uberlândia-Araguari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: