Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024 Fazer o Login

Inclusão do SUS em Centro Oncológico do Triângulo esbarra em legislação

qua, 12 de março de 2014 00:05
Unidade de Araguari não admite convênio com o SUS. Foto: Gazeta do Triângulo

Unidade de Araguari não admite convênio com o SUS. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Um pedido recorrente do Legislativo mais uma vez ganha repercussão no cenário da Saúde em Araguari. Isso porque, essa semana, o vereador Giulliano Souza Rodrigues – Tibá (PTC) apresentou um requerimento a fim de incluir o serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) na filial do Centro Oncológico do Triângulo (COT) situado na cidade.

Assim como solicitado no ano anterior, a medida prevê um convênio com o Estado para oferecer o atendimento gratuito na unidade. De acordo com o proponente da iniciativa, as vantagens ainda ultrapassam o limite do município.

“Fiz um requerimento propondo a inclusão do SUS no Centro Oncológico do Triângulo (COT). Desde a sua instalação em 2013, dividimos esse anseio para um convênio com a direção do COT, mas não tivemos resposta de Belo Horizonte. Sabemos que o tratamento de câncer exige muito dos pacientes e seria uma iniciativa de extrema importância, principalmente para aqueles que residem em Araguari, além de atrair interessados de outras regiões”, declarou.

Instituído pela Constituição Federal em 1988, o SUS representa a principal fonte de acesso gratuito para o serviço médico brasileiro. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a secretária municipal de Saúde, Lucélia Aparecida Rodrigues, enalteceu a proposta, mas justificou o impasse no atual momento.

“Certamente a medida seria fundamental, mas infelizmente depende de uma portaria do Ministério da Saúde, que somente autoriza a inclusão do SUS para tratamentos de câncer em cidades com Hospital de Alta Complexidade, que dariam o respaldo necessário ao serviço nos centros oncológicos. Chegamos a encontrar com representantes da secretaria estadual em Belo Horizonte, do Fundo Nacional de Saúde e do Ministério de Saúde em Brasília, mas não conseguimos reverter a situação”, explicou.

Instalado há 16 anos, o COT situado em Uberlândia também não conta com o atendimento gratuito oferecido pelo SUS. Em Araguari, a unidade está situada na rua Cecília Schwartzman, 680, bairro Sibipiruna. Atualmente, 276 hospitais estão habilitados para exercer o tratamento de câncer no país, desde exames comuns a cirurgias de maior complexidade.

1 Comentário

  1. Edilvo Mota disse:

    A quem não conhece a estrutura legal e operacional do SUS, resta fazer propaganda política sobre o assunto, pegando carona em temas tão sensíveis à população.

Deixe seu comentário: