Inclusão do SUS em Centro Oncológico do Triângulo esbarra em legislação
qua, 12 de março de 2014 00:05DA REDAÇÃO – Um pedido recorrente do Legislativo mais uma vez ganha repercussão no cenário da Saúde em Araguari. Isso porque, essa semana, o vereador Giulliano Souza Rodrigues – Tibá (PTC) apresentou um requerimento a fim de incluir o serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) na filial do Centro Oncológico do Triângulo (COT) situado na cidade.
Assim como solicitado no ano anterior, a medida prevê um convênio com o Estado para oferecer o atendimento gratuito na unidade. De acordo com o proponente da iniciativa, as vantagens ainda ultrapassam o limite do município.
“Fiz um requerimento propondo a inclusão do SUS no Centro Oncológico do Triângulo (COT). Desde a sua instalação em 2013, dividimos esse anseio para um convênio com a direção do COT, mas não tivemos resposta de Belo Horizonte. Sabemos que o tratamento de câncer exige muito dos pacientes e seria uma iniciativa de extrema importância, principalmente para aqueles que residem em Araguari, além de atrair interessados de outras regiões”, declarou.
Instituído pela Constituição Federal em 1988, o SUS representa a principal fonte de acesso gratuito para o serviço médico brasileiro. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a secretária municipal de Saúde, Lucélia Aparecida Rodrigues, enalteceu a proposta, mas justificou o impasse no atual momento.
“Certamente a medida seria fundamental, mas infelizmente depende de uma portaria do Ministério da Saúde, que somente autoriza a inclusão do SUS para tratamentos de câncer em cidades com Hospital de Alta Complexidade, que dariam o respaldo necessário ao serviço nos centros oncológicos. Chegamos a encontrar com representantes da secretaria estadual em Belo Horizonte, do Fundo Nacional de Saúde e do Ministério de Saúde em Brasília, mas não conseguimos reverter a situação”, explicou.
Instalado há 16 anos, o COT situado em Uberlândia também não conta com o atendimento gratuito oferecido pelo SUS. Em Araguari, a unidade está situada na rua Cecília Schwartzman, 680, bairro Sibipiruna. Atualmente, 276 hospitais estão habilitados para exercer o tratamento de câncer no país, desde exames comuns a cirurgias de maior complexidade.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Uberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa” sex, 14 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 14 DE NOVEMBRO sex, 14 de novembro de 2025
- Deputado Raul Belém move estratégia para amparar produtores rurais sex, 14 de novembro de 2025
- Vereador Nego solicita obras e ações emergenciais para conter problemas de drenagem e riscos estruturais na Rua Bias Fortes sex, 14 de novembro de 2025
- Polícia Civil mantém alerta sobre o crime de furto de fios em residências e empresas sex, 14 de novembro de 2025
- Evento oficial recebe delegações paralímpicas e valoriza inclusão sex, 14 de novembro de 2025
- CBV divulga tabela completa da Superliga B Masculina 2025/2026 sex, 14 de novembro de 2025
- Veículo que caiu no rio Araguari é retirado pelo Corpo de Bombeiros sex, 14 de novembro de 2025
- Semana Global de Empreendedorismo chega a Araguari com palestras nacionais e internacionais sex, 14 de novembro de 2025
- Empresa anuncia investimento em Poços qui, 13 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...


A quem não conhece a estrutura legal e operacional do SUS, resta fazer propaganda política sobre o assunto, pegando carona em temas tão sensíveis à população.