Inclusão do SUS em Centro Oncológico do Triângulo esbarra em legislação
qua, 12 de março de 2014 00:05DA REDAÇÃO – Um pedido recorrente do Legislativo mais uma vez ganha repercussão no cenário da Saúde em Araguari. Isso porque, essa semana, o vereador Giulliano Souza Rodrigues – Tibá (PTC) apresentou um requerimento a fim de incluir o serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) na filial do Centro Oncológico do Triângulo (COT) situado na cidade.
Assim como solicitado no ano anterior, a medida prevê um convênio com o Estado para oferecer o atendimento gratuito na unidade. De acordo com o proponente da iniciativa, as vantagens ainda ultrapassam o limite do município.
“Fiz um requerimento propondo a inclusão do SUS no Centro Oncológico do Triângulo (COT). Desde a sua instalação em 2013, dividimos esse anseio para um convênio com a direção do COT, mas não tivemos resposta de Belo Horizonte. Sabemos que o tratamento de câncer exige muito dos pacientes e seria uma iniciativa de extrema importância, principalmente para aqueles que residem em Araguari, além de atrair interessados de outras regiões”, declarou.
Instituído pela Constituição Federal em 1988, o SUS representa a principal fonte de acesso gratuito para o serviço médico brasileiro. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a secretária municipal de Saúde, Lucélia Aparecida Rodrigues, enalteceu a proposta, mas justificou o impasse no atual momento.
“Certamente a medida seria fundamental, mas infelizmente depende de uma portaria do Ministério da Saúde, que somente autoriza a inclusão do SUS para tratamentos de câncer em cidades com Hospital de Alta Complexidade, que dariam o respaldo necessário ao serviço nos centros oncológicos. Chegamos a encontrar com representantes da secretaria estadual em Belo Horizonte, do Fundo Nacional de Saúde e do Ministério de Saúde em Brasília, mas não conseguimos reverter a situação”, explicou.
Instalado há 16 anos, o COT situado em Uberlândia também não conta com o atendimento gratuito oferecido pelo SUS. Em Araguari, a unidade está situada na rua Cecília Schwartzman, 680, bairro Sibipiruna. Atualmente, 276 hospitais estão habilitados para exercer o tratamento de câncer no país, desde exames comuns a cirurgias de maior complexidade.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
A quem não conhece a estrutura legal e operacional do SUS, resta fazer propaganda política sobre o assunto, pegando carona em temas tão sensíveis à população.