Sábado, 28 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Incentivo ao ecoturismo em Araguari motiva audiência pública

ter, 12 de maio de 2015 06:26

Da Redação

Com objetivo de discutir e construir políticas públicas voltadas ao Ecoturismo no município e região, uma audiência pública será realizada na Câmara, nesta quinta-feira, 14, às 14h30. O segmento tem obtido um crescimento considerável ao longo dos últimos anos. Para os empresários deste setor, a estimativa é um aumento de 20% ao ano.

Araguari foi sede do 1º Encontro Regional de Mountain Bike, em 2012 (CRÉDITO IUPI TV)

Araguari foi sede do 1º Encontro Regional de Mountain Bike, em 2012 (CRÉDITO IUPI TV)

 

Em Araguari, estima-se que mais de 1.000 pessoas são praticantes do ecoturismo através do ciclismo, atletismo e caminhadas ecológicas. Esse público fomenta o mercado de vendas de bicicletas e material esportivo entre 25% e 30%. Existem dezenas de percursos “trilhas”, mais de cem cachoeiras catalogadas e visitadas na região do município.

A iniciativa envolve Giulliano de Souza Rodrigues (PTC), presidente da Câmara, Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Paulo do Vale (PV), visando criar um ambiente para discutir políticas públicas a curto e longo prazo que incentivem atividades ao ar livre e observem aspectos importantes, como a segurança dos praticantes.

As polícias Militar, Rodoviária e Corpo de Bombeiros têm registrado inúmeras ocorrências de acidentes, inclusive com vítimas fatais em cachoeiras e rodovias que não possui sinalização preventiva. Na semana passada, um acidente envolvendo praticante de ecoturismo foi registrado na BR- 050.

Por isso, uma das políticas de curto prazo que serão discutidas na ocasião será a sinalização nas MG’s, BR-050 e rotas de cachoeiras mais frequentadas. Para Wesley Lucas, proponente da audiência, é essencial que o poder público reconheça esse seguimento que cresce a cada dia e requer com urgência medidas de incentivo e proteção. “Lembrando que o ecoturismo movimenta o mercado financeiro melhora a qualidade de vida dos praticantes,” concluiu.

Além da sinalização, outras propostas de curto e longo prazo devem ser tema de debates na audiência pública.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: