Sexta-feira, 12 de Abril de 2024 Fazer o Login

Incentivando o exercício da cidadania e valores cívicos

sáb, 5 de abril de 2014 00:00

Márcio Nobre
Na visão de Platão a evolução formativa de um cidadão é preparar discípulos como agentes de transformação social. Fala-se muito sobre uma mudança no mundo, mas para tanto é necessário que formemos cidadãos responsáveis e conscientes, e isto vai além de ideologias políticas ou partidárias, é realmente desenvolver um conjunto de comportamentos para a vida em comunidade.

Antes de descobrir minha vocação política, ainda criança, me lembro como ficava fascinado ao ouvir o hino nacional pelo rádio de minha saudosa avó, e assistia  emocionado os desfiles do dia 7 de setembro nas ruas. O engajamento comunitário e social de minha família, sempre me motivou, hoje procuro transmitir esses valores para meus filhos.

Os valores cívicos e morais são muito importantes para despertar em nossos filhos o interesse em participar dos assuntos que envolvem o bem coletivo de uma sociedade, e como consequência que respeitem os direitos, o bem-estar uns dos outros e a diversidade de ideias, ações que começam no ambiente familiar.

Resgatar os sentimentos de cidadania e patriotismo, não é somente valorizar nossa cultura e país, é também aspirar por transformações, pois quem não educa para a ordem, não pode esperar progresso do futuro. O amanhã está em nossas mãos, cabe a nós, como pais influenciar à honradez, solidariedade, ética e senso comunitário. Neste processo, a família exerce papel fundamental, uma vez que ela é o primeiro grupo social de qualquer indivíduo.
imagem3

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: