Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 Fazer o Login

Incêndios em vegetação aumentam no período de estiagem

ter, 18 de julho de 2023 08:06

Da Redação

O combate foi realizado com água, sendo utilizados cerca de 10.000 litros para apagar as chamas

As queimadas podem afetar não só o meio ambiente, mas também a saúde da população. No dia 16, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação na Fazenda Francelina, cujo acesso acontece pela avenida Theodoreto Veloso de Carvalho, próximo ao Mart Minas.

Conforme a Segunda Companhia de Bombeiros Militar, o incêndio se espalhou rapidamente, devido ao mato alto e seco. Havia risco de o fogo atingir o galinheiro e o chiqueiro da fazenda. Além disso, o local é próximo da empresa Araguari Serviços, do Açougue Santa Lúcia e do estacionamento do hospital Sagrada Família.

Ainda segundo os Bombeiros, foi realizado o isolamento dos focos de incêndio, para impedir que o fogo se alastrasse. O combate foi realizado com água, sendo utilizados cerca de 10.000 litros para apagar as chamas.

“Foram queimados cerca de 18 hectares. Não houve vítimas e não se sabe como o incêndio começou”, esclareceu o Corpo de Bombeiros.

Para evitar incêndios no clima seco é necessário seguir algumas orientações, como: nunca queimar o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos às áreas de vegetação. Não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas. Evitar queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação; procurar alternativas sustentáveis para esta ação. Fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais e ficar atento a qualquer surgimento de queimada. Manter limpa a propriedade na zona urbana, caso seja proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação.

Não soltar balões. Além de ser um ato perigoso, é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais. O balão pode cair ainda aceso, em uma área de vegetação e ocasionar um incêndio florestal.

 

Os bombeiros também orientam que, ao avistar um incêndio em vegetação, o cidadão deve ligar no número de telefone 193, informar o endereço correto, o tamanho aproximado da área (ou lote) e se tem casas por perto ou animais no terreno.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: