Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Inauguração do Museu Memorial do Circuito Irmãos Naves acontece amanhã

ter, 14 de março de 2023 08:07

Da Redação

O espetáculo tem entrada franca e os ingressos poderão ser retirados no teatro da Casa da Cultura

Amanhã, 15, às 20h, na galeria da Casa da Cultura, acontece a inauguração do Museu Memorial do Circuito Irmãos Naves, cuja a primeira exposição ficará aberta para visitação até o dia 15 de abril. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Araguari, através da Fundação de Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e do grupo EmCena de Teatro. Esse projeto foi viabilizado através de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Rogério Correia.

 

O museu é inspirado em um famoso erro judiciário ocorrido em Araguari. Os irmãos Sebastião e Joaquim Naves passaram anos na prisão, acusados de assassinar um primo que, não tinha morrido.

Na década de 1930, os irmãos foram vítimas de torturas e crueldades cometidas pelo militar Chico Vieira, delegado de Araguari, indicado pela ditadura Vargas, que atribui o “assassinato” a eles. Absolvidos em primeira instância, os irmãos foram condenados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

No fim dos anos de 1950, Sebastião e Joaquim Naves foram considerados inocentes. Em 1967, o escândalo foi a inspiração para o filme “O caso dos irmãos Naves”, de Luís Sérgio Person, protagonizado por Juca de Oliveira e Raul Cortez.

Segundo a FAEC, nos dias 25 e 26 de março acontecerá o espetáculo cênico “O Caso dos Irmãos Naves”, às 20h, no teatro da Casa da Cultura “Abdala Mameri”. O espetáculo é uma contribuição do grupo EmCena para o projeto Circuito Irmãos Naves.

“O objetivo da exposição é proporcionar ao visitante uma imersão na história do ‘Caso Irmãos Naves’. Dentre outras coisas, o visitante terá acesso: à cópia do processo judicial e recortes de jornais da época. Além disso, poderá ouvir a interpretação realizada por atores dos depoimentos dos dois irmãos, colhidos no processo judicial”, explicou Wederson Prado Machado, vice-presidente da FAEC.

Vale destacar que, a entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no teatro da Casa da Cultura, a partir das 18h, nos dias do espetáculo.

Ontem,13, a reportagem da Gazeta conversou com o ator e diretor, Thiago Scania para saber quais são suas expectativas para o memorial. “Estamos surpresos, porque vamos fazer o espetáculo para divulgar o memorial e já tivemos uma procura muito grande. O espetáculo é até uma doação da companhia para o projeto do Museu dos Irmãos Naves. As expectativas são as melhores, estamos nos organizando para tentar atender o público da melhor maneira possível, distribuindo os ingressos antecipadamente, para que todos que tenham interesse consigam ir ao teatro. Apresentar em Araguari é sempre uma satisfação muito grande para a companhia, que é daqui. O público presente assistirá uma história real, que aconteceu no exato local da apresentação”, disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: