Inativo após mudança de secretaria, prédio da antiga FCA deve ser restaurado
sáb, 7 de fevereiro de 2015 00:26Estrutura abrigava a pasta de Meio Ambiente até o ano anterior
DA REDAÇÃO – Um acervo de histórias em plena região central do município. Após abrigar a secretaria de Meio Ambiente, o antigo complexo da Rede Ferroviária FCA (Ferrovia Centro Atlântica) segue de portas fechadas, acentuando a preocupação das pessoas que passam pelo endereço.
Depois de ter a estrutura colocada em xeque com a saída da pasta de Meio Ambiente, o prédio começou a receber os primeiros passos para uma restauração. Ao menos, é o que garante a vice-presidente da Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), Janine Pereira de Sousa Alarcão.
Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a ex-diretora do patrimônio histórico esclareceu os motivos que levaram a mudança no endereço da secretaria. Além disso, adiantou os procedimentos iniciados a fim de contemplar a área.
“O prédio estava com problemas e precisávamos avaliar se havia condições de restaurar ou não, por isso deixou de abrigar a secretaria de Meio Ambiente. Logo após a saída, iniciamos os trabalhos, comunicando engenheiros e arquitetos. Realizamos ainda um relatório fotográfico das peças e máquinas no interior da estrutura para pedirmos ao prefeito que veja a possibilidade de tirá-las e resguardá-las em outro espaço, dando início aos procedimentos para o restauro”, afirmou.
Questionada acerca da realidade atual, Janine Alarcão assegurou a estabilidade do local, mas salientou acerca da responsabilidade. “É importante lembrar que se trata de um espaço tombado pelo estado, ou seja, para qualquer ação que formos realizar, precisamos do conhecimento e da autorização, assim como do Conselho de Patrimônio Histórico Estadual. Precisamos cumprir uma série de fatores. O que podemos garantir é que o prédio está estabilizado e será restaurado em um futuro próximo”, completou.
Atualmente, a estrutura permanece estaqueada. Após a mudança das peças para um espaço adequado, o objetivo é iniciar os procedimentos para chegar ao processo licitatório da restauração.
Padrão Estação Stevenson
A ideia é que o processo siga o mesmo panorama utilizado para a restauração da Estação Stevenson, ponto ferroviário mais antigo do município. Instituída em 1927 às margens da BR-050, a estrutura foi reativada em dezembro de 2012, se tornando palco de estudos, eventos e resgates da história do município.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Polo atrai investimentos para Montes Claros qua, 26 de março de 2025
- Uberlândia tem 49 casos de tuberculose ter, 25 de março de 2025
- Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA seg, 24 de março de 2025
- Valadares ganhou sua 1ª ETE seg, 24 de março de 2025
- Estudantes de JF com passe livre sáb, 22 de março de 2025
- Magotteux investe R$ 100 mi em Contagem sex, 21 de março de 2025
- Vereador Guilherme Santana questiona imóvel do antigo Bretas e dispositivos eletrônicos da Zona Azul sex, 21 de março de 2025
- Equipe do 2º BFv se destaca na Ordnance Group Team of the Year 2025 nos EUA sex, 21 de março de 2025
- Qualidade de vida! Prefeitura de Monte Carmelo investe no plantio de mudas na ciclovia da cidade sex, 21 de março de 2025
- Audiência pública na Câmara discute cumprimento das metas fiscais e investimentos públicos sex, 21 de março de 2025
> > Veja mais notícias...