Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Imposto de Renda: cresce a procura por escritórios de contabilidade em Araguari

qui, 17 de abril de 2014 02:03

DA REDAÇÃO – Entre os meses de março e abril é intenso o movimento nos escritórios, devido à quantidade de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que são entregues à Receita Federal do Brasil (RFB). O prazo termina no dia 30 de abril. A previsão dos escritórios é de que até a data, o expediente seja ampliado e o trabalho se estenda até as 23h em alguns locais, inclusive durante a Semana Santa.

De acordo com Cleuber Francisco Medeiros, contador e responsável por um escritório na cidade, a procura pelo setor teve um considerável aumento nas últimas semanas, chegando a 50%, para o preenchimento da declaração do IR. De posse de toda a documentação das despesas e receitas, é hora de preencher a guia, que nesse ano está mais simplificada, pois a pessoa física poderá importar dados relativos a despesas com saúde e educação do ano anterior na declaração de 2013.

A declaração, explicou o contador, depois de pronta, é enviada para o cliente para a análise e conferência; somente depois disso é encaminhada para o fisco. “Quem deixar para a última semana poderá ter problemas, com risco de não entregar a documentação completa, pois o processo é feito via internet e exige bastante cuidado na hora do preenchimento destes dados. Trabalhamos com o atendimento de empresas e também pessoas físicas, o que aumenta a demanda,” contou.

Após isso, o documento é enviado via internet à Receita Federal, que está especializada em detectar erros, graças à tecnologia das redes integradas entre diversos órgãos. O cuidado com a separação dos documentos deve ser uma constante durante o ano todo.

Caso a declaração não seja entregue, incidirá multa de 1% ao mês de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda. Assim que transmitir a declaração em atraso, o contribuinte receberá a Notificação de Lançamento da multa.

Se o contribuinte não modificar a declaração terá o CPF bloqueado. A restrição impossibilita o cidadão de retirar passaporte, dificulta na obtenção de empréstimos e realização de concurso público.

Novidades

A partir do exercício 2014, a Receita disponibiliza ao contribuinte a Declaração Pré-Preenchida do IRPF. O arquivo desta declaração, contendo informações relativas a rendimentos, bens e dívidas, está disponível para download.

Quanto aos contribuintes que receberam rendimentos tributáveis de pessoas físicas no país e que tenham se sujeitado ao recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão) também podem apresentar a declaração por meio do m-IRPF. Para facilitar o preenchimento, está disponível a opção de importar a declaração enviada no ano anterior.

Alguns dos documentos necessários:

• Comprovantes de rendimentos;
• Informações e documentos de outras rendas recebidas em 2013;
• Informes de rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores.
• Documentos das operações de vendas, alienações, compras ou aquisições de bens (imóveis e móveis);
• Para os profissionais liberais, o Livro Caixa e os Darfs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), carnê leão;
• Comprovantes de despesas médicas, odontológicas e de Previdência Social e Privada.
Fonte: site Receita Federal

1 Comentário

  1. DUNALVA MARIA CORREA- MATRICULA 0051713 disse:

    Estou precisando dos comprovante de rendimentos pagos de Ano calendário de 2013 a 2021
    para regularizar pendencias de imposto de renda que estão em atraso .

    pode me enviar por este e-mail ou me orientar como fazer o acesso por aqui, pois no portal da prefeitura não estou conseguindo imprimir.

    Sou contadora e estou fazendo a regulariza o CPF 653.094.056-15 data de nascimento 22/04/1959.

    DUNALVA MARIA CORREA – solicitante Lázara Trepin

Deixe seu comentário: