Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Fazer o Login

Implantação do serviço de hemodinâmica na Santa Casa é discutida em reunião

sex, 14 de fevereiro de 2014 01:00
A implantação do serviço de hemodinâmica em Araguari está próxima de se tornar realidade. Foto: Divulgação

A implantação do serviço de hemodinâmica em Araguari está próxima de se tornar realidade. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A solicitação de verbas para construção do centro de hemodinâmica foi discutida ontem em uma reunião entre a direção da Santa Casa de Misericórdia e os médicos Roberto Botelho e José Maria de Melo. Esse recurso foi viabilizado após um acordo entre o atual prefeito Raul Belém e o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, ambos do PP, durante sua visita ao município em agosto do ano passado.

Segundo o ortopedista Luiz Cláudio Sardelli, diretor financeiro da Santa Casa, a liberação do recurso ainda não foi empenhada, mas solicitada e pré-aprovada. “Teremos uma resposta nos próximos dias ou semanas,” disse.

Não existe no município a cardiologia intervencionista, conjunto de procedimentos médicos invasivos para diagnóstico e tratamento de cardiopatias. Um exemplo é a desobstrução das artérias sem necessidade de cirurgia, em casos de infarto. “O infarto exige atendimento de urgência. É uma patologia grave. As pessoas não precisariam ser transportadas às pressas com risco. Além disso, o volume de pacientes locais e da região é grande,” ressaltou.

A construção da nova ala levaria de seis a oito meses, no máximo um ano. Com aquisição e preparação dos equipamentos, Sardelli estima que dentro de um ano e meio após o início da obra o serviço de hemodinâmica esteja funcionando plenamente.

Nascido em Araguari, o cardiologista Roberto Botelho é um profissional respeitado em sua área e reconhecido mundialmente. Responde pela hemodinâmica nos hospitais Santa Catarina e Santa Genoveva, em Uberlândia. Juntamente com sua equipe, irá coordenar a implantação, organização e manutenção do serviço na Santa Casa.

1 Comentário

  1. maria disse:

    excelente notícia,iluminado ser humano e profissional, doutor Roberto Botelho.

Deixe seu comentário: