Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Imóveis abandonados resultam em ataques criminosos

sex, 1 de maio de 2015 06:30

por Mel Soares

Em 2011, o conjunto habitacional Portal de Fátima foi o primeiro residencial inaugurado pelo programa Minha Casa Minha Vida. Desde então, o local tornou-se endereço de mais de mil pessoas, e também alvo de queixas dos próprios moradores em relação às casas desocupadas.

Residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida tem sido palco de depredações

Residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida tem sido palco de depredações

 

O problema relatado pela comunidade gira em torno da falta de segurança, uma vez que o abandono atrai a ação de vândalos, que acabam destruindo os imóveis, e ainda os utilizam como esconderijo.

Conforme apurado pela reportagem, diversas residências continuam desocupadas. Segundo o diretor da secretaria de Planejamento e Habitação, Wilson Prado, no decorrer dos anos, aproximadamente dez residências foram denunciadas, e a situação encaminhada à Caixa Econômica.

IMG_0363

Vândalos atacam casas abandonadas e amedrontam moradores

 

“Após a denúncia, oficiamos a Caixa Econômica Federal, responsável por ingressar ação judicial contra o mutuário que abandonou o imóvel. O descumprimento do contrato poderá resultar em pagamento integral do valor do imóvel, ou ainda reintegração do bem, que é repassado a alguém inserido no Cadastro reserva”, explicou.

Até agora, apenas um caso foi solucionado, devido à morosidade do processo judicial. “O imóvel repassado a um novo mutuário, está localizado no Portal de Fátima”, destacou.

Conforme informações, além de receber denúncias, a prefeitura realiza frequentemente o trabalho de fiscalizações nos conjuntos habitacionais. “Muitas vezes, a população pensa que a situação não chegou ao nosso conhecimento. Mas na verdade providenciamos a notificação”, justificou.

Casas populares a venda

Outro problema observado pelo diretor foi a respeito de casas populares que são colocadas à venda. Somente na última semana, a secretaria recebeu a denúncia de duas casas que estariam à venda, num residencial recém-ocupado. No contrato, a venda destes imóveis não pode ser feita antes da quitação, se isto acontecer o mutuário perde o benefício. “Além disso, a casa não pode ser alugada e nem transferida a terceiros”, alertou.

4 Comentários

  1. antonio disse:

    Balela. Ninguém ta nem ai pra isso se vende ou aluga. Tem aos montes gente que assim que pega a chave aluga para terceiros. ISSO PORQUE MUITOS QUE NÃO PRECISAM SÃO OS CONTEMPLADOS. Não tem quem fiscaliza isso não é pura conversa fiada.

  2. adriany disse:

    mentira,existe varias pessoas que nao precisa e ganharao outras locaram,o vendem.
    e muitas maes solteiras ,idosos, pai de familia tendo que pagar aluguel e casas queimadas e abandonada.Acorda Araguari vamos denuciar.

  3. biro-biro disse:

    CONCORDO PLENAMENTE COM OS COMENTARIOS ACIMA,NÃO EXISTE UMA FISCALIZAÇÃO RIGIDA SOBRE ESSA SITUAÇÃO,SE FOR OLHAR A FUNDO 50% DAS PESSOAS QUE GANHARAM NÃO PRECISAM E TIRAM DAS QUE PRECISAM.

  4. Mendes disse:

    Quem ganha essas casas tinha que ser quem realmente precisa,acho que eles deveriam no ato da inscrição já verificar tudo,e se a pessoa não tivesse chance já era eliminadas ali msm,a maioria das pessoas que ganha e gente que não precisa ou as vezes por ser longe não querem,eu sou moradora de Araguari desde quando nasci nunca me mudei daqui e não ganho já tem 4 anos minha inscrição tenho uma filha pra criar eu so eu e ela não tenho ajuda de ninguém e não ganho sera pq ne??Sera pq tem outros parentes e amigos de políticos que precisa ,mais ne pode ser isso …Fica aqui ,minha indgnaçao por essas casas..

Deixe seu comentário: