Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

IMEPAC recebe nota máxima pelo MEC

sex, 31 de março de 2023 08:06

Da Redação

 

O bom desempenho apresentado pelo Imepac no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), confirma os ideais que levaram a universidade, em mais de 20 anos de história, a ser referência na região e no estado de Minas Gerais, estando a frente de universidades tradicionais como UFU, FMTM, dentre outras, buscando seu contínuo desenvolvimento.

A instituição recebeu a nota máxima, 5, em dois cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2021: Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Educação Física. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) foi publicado no dia 28 de março, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota máxima é mais um incentivo para que o IMEPAC continue seu trabalho de excelência

 

O CPC é um indicador de qualidade que analisa os cursos de graduação, baseado na avaliação de desempenho dos alunos, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta, como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos; conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Segundo Divânia Freitas, pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão do IMEPAC, dos 6.588 cursos presenciais avaliados no Enade ciclo 2021, apenas 202 alcançaram a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso – CPC, que é o 5, equivalente a 3,1%, e os cursos de Pedagogia e Educação Física estão neste grupo seleto.

Ainda conforme a pró-reitora, o curso que alcança o CPC 5 é considerado, pelo MEC, um curso de excelência, numa visão sistêmica, considerando aspectos como: desempenho do estudante, corpo docente, infraestrutura, organização didático-pedagógica e o quanto a instituição agregou ao processo de formação do aluno no decorrer do curso.

“Estamos felizes, com a sensação de dever cumprido e de entrega bem-feita”, disse Hugo Zanetti, coordenador do bacharelado em Educação Física. O coordenador acredita que os grandes diferenciais dos cursos disponibilizados pelo IMEPAC, único a receber nota 5 no estado, são a matriz curricular baseada em evidências, a infraestrutura com ótimos laboratórios, como o de fisiologia do exercício, a aplicação de metodologias ativas na educação e o empenho dos estudantes.

Ainda de acordo com Hugo Zanetti, o curso deve melhorar ainda mais, quando for finalizada a reforma do ginásio e com a experiência que os alunos terão, na prática, com os pacientes do Hospital Sagrada Família.

A coordenadora do curso de Pedagogia do IMEPAC, Maria Teresa de Beaumont, destaca que a conquista da nota máxima no CPC traz uma sensação de dever cumprido internamente e uma maior visibilidade e reconhecimento externo, com potencial para atrair novos estudantes e interessados. “A coordenação pretende manter a qualidade do curso, atendendo às mudanças sociais, culturais e do mercado de trabalho, e continuar a evoluir constantemente. O grande objetivo atual é garantir a construção do perfil de professor estabelecido pelo MEC, com um currículo inovador, que proporcione aos alunos a formação necessária para atuar na educação básica, com excelência”, disse.

“Por fim, parabenizo a toda a equipe do IMEPAC envolvida nessa conquista, destacando o papel fundamental dos professores e alunos no processo de aprendizado e aprimoramento contínuo dos cursos oferecidos pela instituição”, completa Divânia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: