Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Igreja Matriz em festa: padroeiro da cidade completa jubileu de 150 anos

qua, 6 de agosto de 2014 01:34
Novenas e missas em celebração ao Padroeiro de Araguari foram iniciadas no dia 28 de julho. Foto: Divulgação

Novenas e missas em celebração ao Padroeiro de Araguari foram iniciadas no dia 28 de julho. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO (com assessoria) – A programação em comemoração aos 150 anos de criação da igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde teve início no dia 28 de julho com a realização de terços e missas além de barraquinhas que foram montadas em frente ao Salão Paroquial, atraindo centenas de católicos.

Hoje, 6, a abertura das atividades está marcada para 6h, com a Alvorada e  Santa Missa e como de costume, às 18h, procissão dos fieis. A missa solene de celebração Eucarística de 150 anos, contará com a participação do coral da Catedral de Uberlândia e acontece às 19h sendo presidida pelo bispo dom Paulo Francisco Machado.

De acordo com o pároco da igreja, João Antônio da Silva Junior, a expectativa é a melhor possível com a participação de mais de mil fieis, na missa às 19h.

Em entrevista, padre Junior explicou sobre o objetivo principal deste dia especial para comunidade católica. “Neste ano jubilar, a proposta é enaltecer as virtudes de fé, esperança e amor, graças de Deus, que devem ser buscadas pelos seres humanos todos os dias. Hoje, é uma oportunidade de fortalecer estas ações junto à comunidade e todos os familiares”, disse o padre, que está à frente da Matriz há nove anos e meio.

Conforme artigos históricos, em 23 de abril de 1968, o poder público municipal declarou que o dia 6 de agosto seria feriado em Araguari, tornando assim o Senhor Bom Jesus da Cana Verde padroeiro do município. Seu culto remonta ao tempo colonial quando uma imagem foi encontrada na praia proveniente de um naufrágio.

A imagem que se encontra na igreja Matriz, chegou a Araguari na região da “Lagoa Seca”, antigo bairro da cidade, hoje, denominada Novo Horizonte. Foi trazida para a matriz, em carros de bois, num cortejo e com uma grande festa, conforme relatos de Maria Elionora Oliveira Scalia, ex-secretária de Educação e Cultura de Araguari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: