Segunda-feira, 24 de Março de 2025 Fazer o Login

IDHM classifica Araguari como uma das melhores cidades do estado para se viver

qui, 1 de outubro de 2015 08:33

Da Redação – Com Assessoria

Cidade está posicionada acima de Uberaba e Araxá

A última pesquisa do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) apontou dados mostrando que o município de Araguari está entre as 15 melhores cidades do estado de Minas Gerais para se viver.

O estado de Minas Gerais, composto por 853 municípios, é o segundo do país em maior número de habitantes, o quarto com a maior área territorial do Brasil e o terceiro com maior área urbanizada.

Município foi classificado com base na longevidade, educação e renda

Município foi classificado com base na longevidade, educação e renda

 

Para identificar o IDHM de cada município, são levados em conta três itens, que incluem uma vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). De acordo com os cálculos desses fatores, é possível chegar ao índice geral do IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

A metodologia utilizada para o cálculo do índice foi adaptada do Índice de Desenvolvimento Humano Global (desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas), para o Pnud, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro.

Segundo o ranking, em primeiro lugar está a cidade de Nova Lima, seguida pelos municípios de Belo Horizonte, Uberlândia, Itajubá, Lavras, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Varginha, Lagoa Santa, Itaú de Minas, Viçosa, Pouso Alegre, Araguari (13º), Uberaba e Araxá.

O município encontra-se em 13º lugar (IDHM de 0,773) por estar posicionado em local estratégico e interligado a todo o território nacional, por meio de rodovias ou ferrovias. A terceira cidade melhor posicionada do Triângulo Mineiro, além de valorizar suas tradições culturais, como o folclore, o artesanato e a culinária típica, é lar da maior região de café do país.

Além da beleza natural, a cidade apresenta um grande potencial turístico e ecológico, com mais de 100 cachoeiras naturais, grutas, áreas de mata virgem e reservas ecológicas intactas com fauna e flora, possuindo também inúmeras opções de lazer nos lagos das hidrelétricas que cercam o município.

Cerca de 90% das lavouras são voltadas para a produção de um dos cafés de melhor qualidade do Brasil e do mundo. Possui destaque para as lavouras de soja, laranja, milho, acerola e uva, que são colhidas e processadas pela indústria local, que inclui três das maiores empresas de suco do país que produzem 70% de todo o suco consumido no Brasil. Araguari é também a maior produtora de tomate do Estado e possui um rebanho misto de 145 mil cabeças de gado e diversos frigoríficos que completam o setor agropecuário.

1 Comentário

  1. Katia Regina Martins Gomes disse:

    Faz me rir né? Araguari na lista das melhores cidades??? Quem fez essa pesquisa, deve estar de brincadeira.

Deixe seu comentário: