Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Icasu recebe apoio de empresas araguarinas

qua, 16 de abril de 2014 00:41
Mais do que uma obrigação legal, a contratação de aprendizes é
responsabilidade social e importante fator de promoção da cidadania
Dois alunos do projeto Jovem Aprendiz foram contratados pela empresa Triauto, e iniciaram as atividades na última semana. Foto: Gazeta do Triângulo

Dois alunos do projeto Jovem Aprendiz foram contratados pela empresa Triauto, e iniciaram as atividades na última semana. Foto: Gazeta do Triângulo

MEL SOARES (com assessoria) – Buscando contribuir para a capacitação de jovens, a Icasu, apoiando os projetos da secretaria municipal Antidrogas implantou em Araguari, no ano de 2013, o Jovem Aprendiz, programa voltado para a preparação e inserção no mercado de trabalho, apoiada na Lei nº 10.097/2000, de Aprendizagem.

A Lei determina que empresas de qualquer natureza contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica) cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados.

Em Araguari mais de 85 alunos estão se preparando para entrar no mercado de trabalho; 20 deles conseguiram emprego nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de estoque. Ação possível através da parceria com empresas locais. Dentre elas, Auto Tintas União, Autus, Comarco, Farmácias Pague Menos e Droga Doctor, Futura Agronégocios, Império das Tintas, Rádio Vitoriosa Araguari, Triauto e Unipac.

A reportagem esteve na Triauto, na tarde desta terça-feira, 15, e conversou com Fabrício Pereira e Paulo Henrique Pereira Cunha Filho. Ambos têm 16 anos e estudam no 3º ano do ensino médio em escolas públicas iniciando o trabalho na última semana. Para eles, trata-se de uma grande oportunidade.

“Terminaremos o curso de gestão empresarial e, brevemente, por meio da Icasu, iniciaremos um curso específico para nos aprimorar aumentando ainda mais nossa qualificação”, detalham.

De acordo com Leila Márcia Monteiro, secretária da Icasu – unidade Araguari, no início deste mês mais quatro turmas foram formadas, com o total de 141 alunos.

Detalhes sobre a contratação

O contrato tem prazo determinado, onde o empregador se compromete a assegurar ao jovem inscrito no programa, formação técnico-profissional metódica compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Em contrapartida, o aprendiz se compromete a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: