Horto municipal incentiva plantio de árvores no período chuvoso
ter, 7 de abril de 2015 15:00Da Redação – Com Assessoria
São oferecidas mais de mil mudas para a população
O Horto Municipal, mantido pela prefeitura de Uberlândia, atualmente tem à disposição da população mais de 100 mil mudas de árvores. O atual período chuvoso diminui a temperatura e deixa o ar e a terra mais úmidos, tornando o clima ameno e propício para o plantio. Ao contrário da época seca, quando é necessário regar constantemente, durante as chuvas a própria natureza se encarrega de parte do serviço.

São mais de 30 espécies disponibilizadas, como ipê, cedro, bálsamo, paineira e jacarandá.
Para quem deseja fazer o plantio em calçadas o ideal são as árvores de pequeno porte, cujos galhos não danificam os pisos e não atingem o cabeamento de redes como a elétrica e a de telefonia. Segundo o coordenador do Núcleo de Produção de Mudas do Horto Municipal, Edimar Peixoto Amaral, qualquer cidadão que não tenha árvores em sua residência pode retirar uma muda para cada 10 metros de calçada. “Para este público encontram-se disponíveis espécies como hibisco, flamboyant mirim, calistemo, ipê mirim, oiti e cróton”.
O Horto fornece ainda mudas de espécies nativas para recomposição de áreas degradadas, plantios em matas ciliares e nascentes de chácaras e fazendas. Quem tem propriedade rural na região de Uberlândia com até mil metros quadrados de área tem direito a 10 mudas. Se a área for entre mil e dois mil metros quadrados são liberadas 15 mudas. Nos casos quando o lote tem mais de dois mil metros quadrados o proprietário tem direito a 25 mudas. Para estas situações são mais de 30 espécies disponibilizadas, como ipê, cedro, bálsamo, paineira e jacarandá.
O interessado deve apresentar um documento pessoal e outro da propriedade onde as mudas serão plantadas. Ao obter as mudas, os adquirentes recebem orientações dos profissionais do Horto Municipal e panfletos e cartilhas com dicas para plantar da maneira adequada. O horto fica localizado na avenida Benjamim Magalhães, s/n, cruzamento com a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery, ao lado do Parque do Sabiá e atende a população de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sáb, 27 de junho de 2026
- Governo de Minas amplia o Sei!MG Municípios e Araguari integra rede de cidades já contempladas sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Araguari conclui reforma do CMEI Lybia Vieira e amplia qualidade da educação infantil sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura convida população para participar do Clean Up Day na Represa de Capim Branco I sáb, 27 de junho de 2026
- Araguari se destaca como referência em Saúde Mental e recebe visita técnica de Patos de Minas sáb, 27 de junho de 2026
- Eletrificação rural recebe investimentos sáb, 27 de junho de 2026
- Planta de biometano lançada em Uberaba sex, 26 de junho de 2026
- Enfrentar a crise climática é proteger a infância sex, 26 de junho de 2026
- Jogo da Seleção será na segunda-feira, às 14h, e movimenta população e segurança sex, 26 de junho de 2026
- Proibição do estacionamento de carretas aumenta a segurança na LMG-748, no Distrito Industrial sex, 26 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...