Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 Fazer o Login

Homenagem a produtores rurais que preservam nascentes fecha Semana Mundial da Água

sáb, 22 de março de 2014 00:03
Semana voltada para ações ecológicas mobilizou estudantes de todas as idades no município. Foto: Gazeta do Triângulo

Semana voltada para ações ecológicas mobilizou estudantes de todas as idades no município. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Depois de diversas ações com o objetivo de estimular a consciência ecológica dos estudantes do município, sobretudo com foco na preservação dos recursos hídricos, terminou ontem a Semana Mundial da Água, alusiva ao Dia da Água, comemorado hoje, 22. A última delas foi realizada ontem à noite, no auditório da Policlínica Dr.Oabi Gebrim, com a homenagem a produtores rurais que preservam nascentes.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, doutor Antônio Giacomini Ribeiro, ministrou uma palestra alusiva ao tema.

As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.

Os chamados “Ecoprotetores das Nascentes” são Serafim Peres, Osvando Vanço e Amilcar Rodrigues da Cunha. Serafim Peres mora na fazenda Paraíso há 20 anos. A propriedade localizada no distrito de Amanhece tem sua nascente protegida com a Área de Preservação Permanente (APP). Na mesma região, Osvaldo Vanço mora na Fazenda Amanhece há 30 anos e também protege sua nascente. A nascente da Fazenda Retiro Velho, localizada na região conhecida como Retiro Velho, é preservada por Amilcar Rodrigues da Cunha, que mora na localidade há 69 anos.

Com o tema “Água sim, desperdício não”, a Semana Mundial da Água promoveu a Blitz Educativa em frente ao Ministério Público na segunda-feira; mutirão de limpeza nas margens do Piçarrão e da represa das Araras na terça e quarta-feira; e a Caminhada Pela Água, que reuniu centenas de alunos de escolas do município na manhã de quinta-feira.

A iniciativa é uma realização das secretarias de Educação (através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol) e Meio Ambiente (através da Sala Verde), Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: