Homem é detido no bairro São Sebastião após capturar pássaros silvestres
sáb, 20 de fevereiro de 2016 08:05Da Redação
Militares do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário de Araguari, efetuaram a prisão de um homem após encontrar em sua residência 16 pássaros da fauna silvestre brasileira que estavam sem anilhas de identificação. O caso foi registrado na última quinta-feira, 18, no bairro São Sebastião.
De acordo com sargento Silvino – responsável pela assessoria de comunicação da PM, a guarnição composta pelo sargento Naves e cabo Wagner Miguel efetuava patrulhamento pelo referido bairro, quando avistaram diversas gaiolas expostas contendo vários pássaros em uma residência.

Os pássaros foram apreendidos em uma residência no bairro São Sebastião ( Foto 4º Pelotão de Meio Ambiente )
Devido às suspeitas, os policiais vistoriaram o local e encontraram diversos canários belgas – cuja criação não necessita de autorização do órgão ambiental. Além disso, foram localizadas diversas gaiolas contendo 10 canários da Terra e outros seis Papa-Capim. As mesmas possuíam alçapões de captura armado junto às armadilhas que estavam fixadas em uma árvore e em cercas existente no local.
Conforme foi verificado pelos militares, os pássaros da Fauna Silvestre Brasileira estavam sem anilhas de identificação. Indagado sobre a procedência dos mesmos, o proprietário afirmou que não possuía documento autorizando a guarda ou captura dos referidos pássaros. “O mesmo também alegou desconhecer a necessidade de tais documentos para a criação dos pássaros. Em razão disso, foi dada voz de prisão em flagrante delito ao suspeito por contrariar o artigo 29 da lei 9605/1998, sendo ele apresentado a Delegacia de Polícia de Araguari,” afirmou o sargento Silvino.
Ainda conforme ressaltou, os pássaros apreendidos estão na lista de animais ameaçados de extinção sendo aplicada pelo Ibama, uma multa administrativa referente a cada pássaro. Além disso, não é possível registrar uma ave que foi retirada da natureza de forma ilegal. Nestes casos, a orientação é para quem as possuir, que faça a entrega de forma voluntária no órgão ambiental. A população pode fazer denúncias pelo telefone (34) 3241-5513.
Em outra ocorrência, durante fiscalização no reservatório da Usina Hidrelétrica de Emborcação, a guarnição efetuou a prisão de um homem que estava utilizando um motosserra sem registro. A motocicleta em que estava no momento da ocorrência também foi apreendida, pois, a mesma estava com o chassi picotado, lacre adulterado e placas clonadas. Diante disso, ele recebeu voz de prisão, por contrariar a Lei de Crimes Ambientais. O autor também recebeu multa administrativa.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...