Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Hemocentro faz campanhas para incentivar doação de sangue

qui, 19 de junho de 2014 00:21
Doar sangue é simples, rápido, seguro e não provoca risco ou prejuízo à saúde. Foto: Reprodução/Internet

Doar sangue é simples, rápido, seguro e não provoca risco ou prejuízo à saúde. Foto: Reprodução/Internet

DA REDAÇÃO – Desde o final de maio, o Hemocentro Regional de Uberlândia mobiliza a população para doar sangue, com o objetivo de aumentar em 20% os estoques antes do início da Copa. O fluxo de turistas e movimentação nas estradas durante a festa é terreno fértil para aumento de acidentes. A meta foi atingida, mas os estoques estão caindo novamente.

Segundo o coordenador do Hemocentro, Paulo Henrique Ribeiro de Paiva, desde o início dos jogos, o número de doadores caiu consideravelmente.  Os tipos de sangue negativos são aqueles que mais faltam, por serem mais raros, principalmente O negativo, que é universal. “Não importa o tipo, todos são bem-vindos,” ressaltou.

O sangue coletado é fundamental em diversos casos, como para quem realiza hemodiálise, pacientes operados ou em tratamento no Hospital do Câncer.

O Hemocentro Regional cobre 18 municípios do Triângulo Mineiro Norte, incluindo Araguari. Eventos de coleta externa são a oportunidade principal para os araguarinos que desejam ser doadores, uma vez que não existem pontos fixos na cidade. “Estamos tentando fazer uma parceria com a prefeitura, mas ainda dependemos deles para conseguir recursos e abrir esse posto,” informou o coordenador.

Por lei, a doação de sangue é altruísta, voluntária e não remunerada. “Temos que conscientizar a sociedade para manter o estoque adequado. Todos somos sujeitos a eventualidades, e para que sejamos bem atendidos, cabe a nós garantir isso,” concluiu Paulo Henrique.

O Hemocentro funciona na avenida Levino de Souza, 1.845, bairro Umuarama. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30; segunda e quarta, das 14h às 17h; e ainda no último sábado do mês, das 7h às 11h30.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: