Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

Heels & Whells – Culinária e cultura sob rodas

ter, 15 de dezembro de 2015 08:03

Abertura heels and Weels

A moda dos food trucks chegou a Uberlândia unindo gastronomia, música, palestras e workshops . O ‘Uberlândia Food Truck Festival’ foi promovido entre os dias 11 a 13 de dezembro e mostrou como funciona a venda de comida e bebidas em bicicletas e automóveis adaptados. Segundo a organização, cerca de 20 food trucks estiveram reunidos na praça do Centro de Tecelagem Fios do Cerrado na Rondon Pacheco.

Para quem não conhece muito bem, o Festival tem como objetivo dar uma oportunidade dos empreendedores locais ligados à gastronomia mostrarem um pouco do seu trabalho e apresentarem delícias de uma maneira muito inovadora e divertida. O evento é tradicional nas capitais do Brasil e em diversas partes do mundo, sendo conhecido como cultura da gastronomia de rua. Para quem não teve a oportunidade de participar da primeira edição e ficou curioso, entre as opções do Festival em Uberlândia havia cassoulet mineiro, temakis, hamburguers artesanais, linguiças artesanais alemãs, pizzas e massas, cannoli, creme brulé, brigadeiro gourmet, cupcake e várias outras opções.

Foto: Paulo José Lima

Foto: Paulo José Lima

 

Uma nova tendência

A maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, camionetes, caminhões adaptados e até bicicleta. Muitos interessados questionam como são os modelos e qual o custo para se adequar. O investimento pode variar entre 50 a 70 mil reais ou a montantes mais altos. O veículo que será transformado em um restaurante sobre rodas também precisa passar por diversas modificações, como adequações de suspensão e freios para tolerar o peso da cozinha e os equipamentos instalados. Além disso, é necessário levar em consideração a carga que será carregada constantemente: aparelhagem da cozinha, mesas, cadeiras, estoque, funcionários, entre outros. Tudo isso soma peso e interfere na rodagem do veículo e principalmente na segurança.

Conforme apuramos, os novos empreendedores estão encontrando certa dificuldade na implantação de food trucks, pois, não há uma legislação específica para o negócio. Até que a solução seja encontrada, alguns deles prestam seus serviços em eventos específicos. Na página “Brasil Food Trucks” do Facebook contém informações atualizadas sobre o processo de regulamentação, além de postar os novos empreendimentos que aparecem pelas ruas brasileiras.

Foto: Doceria Luz

Foto: Doceria Luz

 

Primeiros food trucks

Nos EUA, o food truck existe há bastante tempo. Muitas vezes eles são a única opção de alimentação fora de casa durante o dia de trabalho e a adoção por parte do público executivo – hábito que nasceu na cidade de New York – fez com que os cardápios se sofisticassem ao longo do tempo. Hoje os food trucks das grandes metrópoles são verdadeiros restaurantes sobre rodas. Sem deixar de lado os carrinhos de hot-dog novaiorquinos, assim com os sanduíches de pastrami, os kebabs, e, mais recentemente, alimentos típicos de países africanos.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: