Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Heels & Wheels – Vá de Bike

ter, 12 de maio de 2015 06:33

Abertura heels and Weels

Vá de Bike – A coluna desta semana é especial a um esporte que vem ganhando adeptos em Araguari: o Ciclismo. A atividade reúne crianças e idosos, homens e mulheres, ricos e pobres: para pedalar basta ter uma magrela. Os atletas saem nas tardes de sábado e nas manhãs de domingo, pedalam pelas ruas da cidade, em simples passeios, ou vão aos arredores – na zona rural, para “pegar uma trilha”, como são denominados, no linguajar dos ciclistas, os passeios no mato. A modalidade traz vários benefícios. Estudos científicos comprovam as vantagens da bicicleta para a saúde. Até trajetos pequenos podem ser benéficos se realizados com regularidade. O aspecto social também é destaque: apesar de ser um esporte individual, cada vez mais o ciclismo é praticado coletivamente: os grupos de pedal são um fenômeno.

Divulgação

Divulgação

 

Pedaladas em grupo – Para quem está inseguro, as pedaladas coletivas ajudam a criar coragem. Grupos de ciclistas utilizam as redes sociais para divulgar a paixão e aumentar a adesão ao esporte na cidade. Interessados na modalidade se encontram em fóruns de discussão e compartilham o interesse pelo esporte, circuitos e técnicas. É o caso de Riberto de Sousa Júnior, praticante do esporte há vários anos em Araguari. “Participei de competições entre os anos 96 a 2000. Depois disso, me afastei devido à correria do dia a dia, mas sem nunca abandonar meu sonho. Em 2012, tive a oportunidade de voltar a praticar a modalidade, sem a pressão de horários, ritmo apertado dos treinos e atualmente, o ciclismo é para mim uma grande diversão. Sempre que possível tento trocar o carro pela bike,” contou.

Para incentivar outras pessoas a praticar o saudável hábito de pedalar e juntas conhecerem um pouco mais do esporte, ele criou uma página no facebook e até mesmo o blog MTB Araguari, onde divulga passeios ciclísticos, trilhas e um pouco de sua experiência. Além disso, costuma organizar passeios e algumas viagens mais longas limitadas a 30 participantes, com o apoio de guias. Com intensidade e duração adequadas, o ciclismo representa uma prática saudável.  Segundo ele, o esporte tem crescido cada vez mais em Araguari, pois o relevo e clima propiciam a prática. “Atualmente saúde e boa forma estão em voga, nada melhor que associar isso a uma atividade prazerosa ao ar livre passando por belas paisagens,” disse.

Sandro Lôbo

Sandro Lôbo

 

Mulheres no pedal – A mudança de hábito trouxe não só saúde, mas também um toque feminino aos passeios e, é claro, a boa convivência entre casais que pedalam juntos. Em Araguari, 30% dos ciclistas são mulheres que utilizam a bicicleta para manter o corpo saudável, a mente equilibrada e se empenham em aprender mecânica, técnicas de pedal, e não ficam fora de uma competição.

Gláucio Henrique Chaves

Gláucio Henrique Chaves

 

Bike ideal – Para cidade, trilha ou estrada? Só depois de responder a essa pergunta é possível escolher a bicicleta certa. O equipamento está diretamente atrelado ao terreno onde o ciclismo será praticado. As dobráveis, que estão em alta, são exclusivas para uso urbano e para pequenas distâncias. Práticas, por serem leves e ocuparem pouco espaço, são uma opção para quem quer se deslocar de casa para o trabalho, por exemplo. As speed ou road são indicadas para asfalto e longas distâncias, enquanto a mountain bike, como adianta o nome, é a bicicleta para trilhas. O fato de suportar terrenos mais acidentados faz dessa última um tipo de bicicleta mais versátil. Afinal, pode também ser usada na cidade e nas estradas.Foto 04

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: