Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Heels & Wheels – Década de Ouro

ter, 17 de novembro de 2015 08:00

Abertura heels and Weels

A discoteca, Pink Floyd, John Travolta, The Ramones. Todos surgiram ou estouraram em meados das décadas de 60 e 70. No Brasil, era Tim Maia e Raul Seixas. Mas o que seria desse período sem um meio de transporte? Hoje vamos falar de um carro que marcou época e se tornou o mais querido do Brasil: o Chevrolet Opala. Fabricado durante mais de duas décadas, o modelo se tornou símbolo de longevidade no mercado brasileiro. No dia 19 de novembro de 1968, a marca iniciava a produção de um dos modelos de maior sucesso em sua história e nada melhor do que recordar a data. Desde o início da década de 60, a marca estudava a possibilidade de produzir o carro de passageiros, apesar do ambiente pouco estimulante a novos investimentos. Assim, nasceu o projeto número 676,  o automóvel foi oficialmente apresentado ao público em 19 de novembro de 1968. O primeiro veículo de passeio projetado e construído pela GM no Brasil.

.

.

 

Opala, um best-seller

Em sua longa trajetória, o primeiro modelo passou por algumas modificações, mas sem perder as características originais, o que acabou conquistando um público cativo e bastante fiel. Para comemorar mais um aniversário, a Heels&Wheels traz uma linha do tempo com os principais acontecimentos e fotos que marcaram a história do modelo.
1968 • É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1969 • Em 14 de julho, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala.
1970 • Em junho, a GM lança o Opala Cupê SS.
• Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades

produzidas.
1973 • Novos Opalas em outubro: o Opala SS (4 cilindros) e o Opala Automático (4 e 6 cilindros).

.

.

 

1974 • Em 8 de novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan.
1975 • Em novembro, é lançado o Opala 250-S.
1976 • Em 20 de novembro, a GMB apresenta ao público, no X Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de 4 e 6 cilindros.
1977 • Em 31 de agosto, a GMB apresenta à imprensa a linha Chevrolet 78, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS, e o Chevette com novo estilo frontal.
1978 • Em 4 de janeiro, o consumidor conhece a Chevrolet Caravan Comodoro, com motores de 4 e 6 cilindros.
• Em 29 de março, sai da linha de montagem o 500.000º Opala.

.

.

 

1979 • Em 2 de julho, 600.000 Chevrolet Opala produzidos no País.
1981 • Em 27 de abril, o motor Chevrolet 250, 6-cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI).
1988 • Em outubro, introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.
1990 • Em novembro, no XVI Salão do Automóvel, em São Paulo, apresentação dos novos modelos Monza e Opala 91.

1992 • Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas.
• Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país. É o substituto natural do Opala.

.

.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: