“Há Tanta Vida Lá Fora” promove reflexão sobre saúde mental e luta antimanicomial em Araguari
sáb, 16 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Mostra reúne produções artísticas desenvolvidas nos serviços de saúde mental do município.
A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dos serviços de saúde mental do município, realiza entre os dias 19 e 29 de maio de 2026 a Mostra Cultural da Luta Antimanicomial “Há Tanta Vida Lá Fora”, na Casa da Cultura Abdala Mameri.
A exposição propõe uma reflexão sobre a história da saúde mental no Brasil, marcada, durante muitos anos, pelo isolamento, exclusão e silenciamento de pessoas em sofrimento psíquico. A mostra convida o público a revisitar esse passado, reforçando a importância de um cuidado pautado na dignidade, no acolhimento e na liberdade.
Ao longo do percurso, os visitantes poderão conhecer obras, objetos e produções desenvolvidas nos serviços substitutivos de saúde mental, como os CAPS e espaços de convivência. Pinturas, bordados, artesanatos, fotografias e textos revelam histórias reconstruídas, vínculos fortalecidos e trajetórias marcadas pela retomada da autonomia e do pertencimento.
Mais do que uma exposição cultural, “Há Tanta Vida Lá Fora” busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da luta antimanicomial e da construção de políticas públicas que garantam cuidado humanizado e inclusão social.
O prefeito em exercício, Wesley Lucas, destacou a importância da iniciativa para a conscientização da população. “Falar sobre saúde mental é falar sobre respeito, dignidade e humanidade. Essa mostra reforça a importância do cuidado em liberdade e da construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Thereza Christina, ressaltou o papel da Rede de Atenção Psicossocial no município. “Os serviços de saúde mental têm um papel fundamental no acolhimento e na reconstrução de vínculos. Essa exposição mostra que o cuidado humanizado transforma vidas e fortalece a autonomia das pessoas”, disse.
Já a coordenadora da Saúde Mental, Karine Viana Ferreira, destacou o significado da mostra para usuários e profissionais. “Cada obra exposta representa histórias de superação, pertencimento e expressão. É um convite para que a população enxergue além dos estigmas e reconheça a potência da vida em liberdade”, enfatizou.
A iniciativa reforça que cuidar vai além do tratamento: é reconhecer a humanidade, promover escuta e garantir que toda vida possa existir em liberdade.
A mostra é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, entre os dias 19 e 29 de maio, na Casa da Cultura Abdala Mameri.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- IEL aposta em inovação e gestão para preparar indústrias para o futuro qua, 7 de outubro de 2026
- Supermercados de Minas Gerais crescem 3,12% ter, 6 de outubro de 2026
- Circuito Municipal de Futevôlei encerra temporada 2026 com quarta etapa na Arena Bosque 26 ter, 6 de outubro de 2026
- Abstenções aumentam em Minas Gerais e Araguari está entre as cidades com mais abstenções do Triângulo Mineiro ter, 6 de outubro de 2026
- Competição reuniu equipes de destaque do estado nas categorias Sub-16 Feminino e Sub-19 Masculino ter, 6 de outubro de 2026
- Copa Regional Rural tem última rodada nesta terça-feira em Amanhece – LAFS ter, 6 de outubro de 2026
- Caminhada Rosa abre programação do Outubro Rosa em Araguari ter, 6 de outubro de 2026
- Araguari recebe 3º Festival Nacional de Comédia em novembro ter, 6 de outubro de 2026
- RADAR – 6 DE OUTUBRO ter, 6 de outubro de 2026
- Atividades envolveram uma rede de cerca de 200 empresários e incentivaram conversas sobre cuidado, escuta e valorização da vida ter, 6 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...
