Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Há 20 anos, Araguari Atlético Clube sofria uma das maiores injustiças do futebol

qua, 9 de abril de 2014 00:00

Abertura Ficha Técnica

DESCASO OU RECALQUE?

Na semana anterior, a Portuguesa de Desportos e o Circo Brasileiro de Futebol (CBF) encenaram mais um capítulo da novela “Brasileirão 2013”. Na décima segunda posição na última temporada, a Lusa entrou com uma ação judicial pela permanência na primeira divisão. Uma nova sentença pode acarretar cicatrizes irreversíveis, endossando a memória de trágicos resultados fora dos gramados.

Palco da maior conquista do futebol araguarino, estádio Vasconcelos Montes  foi parar nas mãos da iniciativa privada

Palco da maior conquista do futebol araguarino, estádio Vasconcelos Montes
foi parar nas mãos da iniciativa privada. Foto: Divulgação

 

Um desses episódios ocorreu há duas décadas. O ano era 1994, a cidade, Araguari. Após faturar o título da segunda divisão do Campeonato Mineiro no ano anterior, o Araguari Atlético Clube era refém de uma nova realidade no cenário estadual. Naquela temporada, a Federação Mineira de Futebol (FMF) instituía o Módulo 2.

Criada a fim de reduzir a quantidade de times de 23 para 12 na elite, a competição era equivalente à Supercopa de Minas Gerais. O torneio, que até então representava uma data à parte no calendário, passou a valer o acesso à primeira divisão. Preparador físico do time na época, José Humberto Ferreira conta a história com tristeza.

No lugar da euforia epidêmica, um silêncio claustrofóbico. Foto: Divulgação

No lugar da euforia epidêmica, um silêncio claustrofóbico. Foto: Divulgação

“Passamos por um ano bastante desgastante. A equipe, que tinha vários jogadores como o Claudinei Oliveira (ex-técnico do Santos), criou um vínculo com a cidade, que se mobilizou durante todos os jogos. Em uma partida disputada em Ipatinga, nosso ônibus chegou a ser apedrejado, sob forte chuva, num clima muito tenso com a torcida rival. Depois de tantos obstáculos, conseguimos faturar o título, mas terminamos a temporada desolados. Era um sentimento de muita indignação, pois vimos adversários que havíamos superado se classificando para a primeira divisão. Foi algo que jamais devia ter acontecido”, explanou.

Quatro anos depois, em 1998, o Galo da Comarca se licenciava da FMF, e o futebol araguarino embarcava em queda livre no cenário estadual. Certamente, se a justiça peca em diversos aspectos, ela também é falha no mundo da bola.
.

PROMESSAS DO ESPORTE

A cada semana, a credencial de uma aposta para o esporte araguarino

Aos 17 anos, Gabriel Ramos soma passagens por grandes clubes brasileiros

Aos 17 anos, Gabriel Ramos soma passagens
por grandes clubes brasileiros

Nome: Gabriel Ramos Pereira
*: 15/01/1997

Modalidade: futebol

Base: morador do bairro Santa Helena, começou aos cinco anos pela Escola de Futebol Manchester, somando testes por Guarani; Atlético-MG e Atlético-PR.

Principais conquistas: artilheiro da Futel e da Copa Araguari de Futsal; campeão dos campeonatos regional e juvenil de futebol de campo.

Próximos passos: disputa o campeonato mineiro de futsal, almejando novos desafios ainda este ano.
.

vinheta pj

7 Comentários

  1. Gilson Bernardes disse:

    é com profunda tristeza que eu veja o palco onde pude jogar pelo araguari nos anos 80 neste verdadeiro abandono, hoje moro em formiga e trabalho como preparador de goleiro em toda base e tambem no profissional, e peço aos dirigentes e politicos que façam algo para que o estadio vasconcelos montes volte ao que era antigamente, tristeza de ve-lo assim

  2. Felipe disse:

    Olá eu joguei no time do Araguari em 1997 e 1998 e gostaria de alguém tiver alguma fotos dessa época eu gostaria de rever podendo mandar para meu Imail,desde de já agradeco!

  3. Romildo Alves da Silva disse:

    Apesar de torcedor do Fluminense, lembro com saudades o time do Araguari Atlético Clube
    dos anos 50. Era time extraordinário. Formava-se c om: Valdo, Parafuso e Michel, Paulinho
    Zé Carlos e Karim, Tim, Paulo Borges, Zé Luiz, Rodrigo e Mário Nunes

  4. Wendel disse:

    6 anos na base com muito orgulho. Tinha como idolo jogadores como vothe, betim, juraci.valeu enquanto durou.o primeiro jogo q vi foi galo 3a 0 na caldense em 1984.e o ultimo e enesqecivel 1993 araguari 2 a1 pracima do ideal de iptinga. Saudades.

  5. Helio Rosa Sebastião disse:

    Bom Meus Amigos ? morei em Araguari nos anos de 62 a 71 mudei para Brasilia em 71 era criança e torcia para o Araguari, pulava o muro do estadio Vasconcelos Monte para Ver o Time jogar lembro de um jogo entre Araguari X Comercial de Ribeirao Preto . oO Goleiro do Comercial Era O LEAO , que Depois Foi Jogar No Palmeiras .Lembro Com Saudades de Jogadores , Como , Amilton Que na minha Opiniâo Tinha Vaga na Seleçao de 70. outros Valtinho,Calango, Quinzito ,Domingâo, Lingon Ferreira ,Luiz Silva, pompo, jogarâo apos , Meu Amigo , Jusmani, que Mora na Avenida Mato Grosso, Lembro do Time nosso Freques, Fluminense,, jogadores como Esquelete, Bim, , jogadores que depois Forâo para nosso Time, Jerominho, Lucio, Iaia , Quem quiser Comunicar Comigo, Para Relembrar Favor,.Meu Imail acima Favor Vamos Comentar . E trocar Esperiencias, hrsebastiao@hotmail.com

  6. Edimilson disse:

    Sou atleta da equipe que campeã mineira da segunda divisão de 1993.
    Se alguém tiver alguma foto daquela equipe me mande.
    Um abraço a todos.

  7. Helio Rosa Sebastiao disse:

    Bom Dia Meus amigos, Sou torcedor do Araguari ,nos anos 1964, a 1971, Se alquém, Tiver alguma Foto . Do Time, que tenha, jogadores com Lincon, Amilton Valtinho, Ferreira, Luiz Silva, Quinzito,Domingão, Lucio . pompo, POR FAVOR hrsebastiao@hotmail.com.. Vamos trocar Esperiencia, vamos Relembrar!

Deixe seu comentário: