Há 20 anos, Araguari Atlético Clube sofria uma das maiores injustiças do futebol
qua, 9 de abril de 2014 00:00DESCASO OU RECALQUE?
Na semana anterior, a Portuguesa de Desportos e o Circo Brasileiro de Futebol (CBF) encenaram mais um capítulo da novela “Brasileirão 2013”. Na décima segunda posição na última temporada, a Lusa entrou com uma ação judicial pela permanência na primeira divisão. Uma nova sentença pode acarretar cicatrizes irreversíveis, endossando a memória de trágicos resultados fora dos gramados.
Um desses episódios ocorreu há duas décadas. O ano era 1994, a cidade, Araguari. Após faturar o título da segunda divisão do Campeonato Mineiro no ano anterior, o Araguari Atlético Clube era refém de uma nova realidade no cenário estadual. Naquela temporada, a Federação Mineira de Futebol (FMF) instituía o Módulo 2.
Criada a fim de reduzir a quantidade de times de 23 para 12 na elite, a competição era equivalente à Supercopa de Minas Gerais. O torneio, que até então representava uma data à parte no calendário, passou a valer o acesso à primeira divisão. Preparador físico do time na época, José Humberto Ferreira conta a história com tristeza.
“Passamos por um ano bastante desgastante. A equipe, que tinha vários jogadores como o Claudinei Oliveira (ex-técnico do Santos), criou um vínculo com a cidade, que se mobilizou durante todos os jogos. Em uma partida disputada em Ipatinga, nosso ônibus chegou a ser apedrejado, sob forte chuva, num clima muito tenso com a torcida rival. Depois de tantos obstáculos, conseguimos faturar o título, mas terminamos a temporada desolados. Era um sentimento de muita indignação, pois vimos adversários que havíamos superado se classificando para a primeira divisão. Foi algo que jamais devia ter acontecido”, explanou.
Quatro anos depois, em 1998, o Galo da Comarca se licenciava da FMF, e o futebol araguarino embarcava em queda livre no cenário estadual. Certamente, se a justiça peca em diversos aspectos, ela também é falha no mundo da bola.
.
PROMESSAS DO ESPORTE
A cada semana, a credencial de uma aposta para o esporte araguarino
Nome: Gabriel Ramos Pereira
*: 15/01/1997
Modalidade: futebol
Base: morador do bairro Santa Helena, começou aos cinco anos pela Escola de Futebol Manchester, somando testes por Guarani; Atlético-MG e Atlético-PR.
Principais conquistas: artilheiro da Futel e da Copa Araguari de Futsal; campeão dos campeonatos regional e juvenil de futebol de campo.
Próximos passos: disputa o campeonato mineiro de futsal, almejando novos desafios ainda este ano.
.
8 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (10/10) sex, 11 de outubro de 2024
- Coluna: Radar (10/10) sex, 11 de outubro de 2024
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 11 de outubro de 2024
- Bairros Independência e Santiago estão passando por diversas obras de infraestrutura sex, 11 de outubro de 2024
- Tentativa de homicídio no Novo Horizonte é investigada pela Polícia Civil sex, 11 de outubro de 2024
- Araguari Vôlei/ EVA enfrenta o Praia Grande na semifinal da Superliga C sex, 11 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (10/10) qui, 10 de outubro de 2024
- ENTREVISTA – RENATO CARVALHO qui, 10 de outubro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (10/10) qui, 10 de outubro de 2024
- Prefeitura oferece vagas para venda de flores e arranjos na entrada do cemitério Bom Jesus qui, 10 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...
é com profunda tristeza que eu veja o palco onde pude jogar pelo araguari nos anos 80 neste verdadeiro abandono, hoje moro em formiga e trabalho como preparador de goleiro em toda base e tambem no profissional, e peço aos dirigentes e politicos que façam algo para que o estadio vasconcelos montes volte ao que era antigamente, tristeza de ve-lo assim
Olá eu joguei no time do Araguari em 1997 e 1998 e gostaria de alguém tiver alguma fotos dessa época eu gostaria de rever podendo mandar para meu Imail,desde de já agradeco!
Apesar de torcedor do Fluminense, lembro com saudades o time do Araguari Atlético Clube
dos anos 50. Era time extraordinário. Formava-se c om: Valdo, Parafuso e Michel, Paulinho
Zé Carlos e Karim, Tim, Paulo Borges, Zé Luiz, Rodrigo e Mário Nunes
6 anos na base com muito orgulho. Tinha como idolo jogadores como vothe, betim, juraci.valeu enquanto durou.o primeiro jogo q vi foi galo 3a 0 na caldense em 1984.e o ultimo e enesqecivel 1993 araguari 2 a1 pracima do ideal de iptinga. Saudades.
Bom Meus Amigos ? morei em Araguari nos anos de 62 a 71 mudei para Brasilia em 71 era criança e torcia para o Araguari, pulava o muro do estadio Vasconcelos Monte para Ver o Time jogar lembro de um jogo entre Araguari X Comercial de Ribeirao Preto . oO Goleiro do Comercial Era O LEAO , que Depois Foi Jogar No Palmeiras .Lembro Com Saudades de Jogadores , Como , Amilton Que na minha Opiniâo Tinha Vaga na Seleçao de 70. outros Valtinho,Calango, Quinzito ,Domingâo, Lingon Ferreira ,Luiz Silva, pompo, jogarâo apos , Meu Amigo , Jusmani, que Mora na Avenida Mato Grosso, Lembro do Time nosso Freques, Fluminense,, jogadores como Esquelete, Bim, , jogadores que depois Forâo para nosso Time, Jerominho, Lucio, Iaia , Quem quiser Comunicar Comigo, Para Relembrar Favor,.Meu Imail acima Favor Vamos Comentar . E trocar Esperiencias, hrsebastiao@hotmail.com
Sou atleta da equipe que campeã mineira da segunda divisão de 1993.
Se alguém tiver alguma foto daquela equipe me mande.
Um abraço a todos.
Bom Dia Meus amigos, Sou torcedor do Araguari ,nos anos 1964, a 1971, Se alquém, Tiver alguma Foto . Do Time, que tenha, jogadores com Lincon, Amilton Valtinho, Ferreira, Luiz Silva, Quinzito,Domingão, Lucio . pompo, POR FAVOR hrsebastiao@hotmail.com.. Vamos trocar Esperiencia, vamos Relembrar!
Joguei no Araguari em 1971.junto com.matinha.Helinho. carivan.Jorge. quita. Lourenço.ulisses.Edgar Maia.e outros.tempos época muito legal.