Segunda-feira, 24 de Março de 2025 Fazer o Login

Grupo de Intervenções Táticas do Presídio de Araguari tem novos integrantes

sex, 2 de outubro de 2015 07:56

Da Redação

A superlotação, as apreensões de drogas e aparelhos celulares ou as tentativas isoladas de fuga costumam atrair a atenção da imprensa no Presídio de Araguari. Apesar disso, é tido como um dos melhores do Estado de Minas Gerais, até pela estrutura oferecida aos mais de 300 detentos.

O grupo conta com novos integrantes desde 2014

O grupo conta com novos integrantes desde 2014

 

Inaugurado em 2004, o Presídio de Araguari se modernizou em muitos aspectos nos últimos anos, se tornando exemplo para muitas unidades. Em 2008 foi criado o GIT – Grupo de Intervenções Táticas, que no ano seguinte passou a se chamar GIR – Grupo de Intervenções Rápidas, reunindo agentes prisionais altamente treinados para o enfrentamento de situações mais delicadas.

Em 2014 um novo treinamento foi realizado e o GIR ganhou novos integrantes, deixando o Presídio de Araguari fortalecido em sua segurança. Nessa semana, durante a inauguração das obras de melhorias do estabelecimento, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o grupo, cuja base foi instalada na parte externa.

Agentes são preparados para atuar em situações de risco na unidade

Agentes são preparados para atuar em situações de risco na unidade

 

MOTIM

Em janeiro deste ano, o GIR precisou atuar no motim ocorrido na unidade, envolvendo detentos de pelo menos sete celas. Um preso de 26 anos – que cumpre pena pela morte de um cabeleireiro, solicitou ajuda alegando ter caído da cama dizendo que havia se lesionado. Assim, foi encaminhado para atendimento médico. No retorno para a cela 7, o jovem impediu que os agentes fechassem a mesma, iniciando um grande tumulto. Foram quebrados cadeados de sete celas e os presos tomaram o corredor do bloco A, sendo necessário acionar o GIR, que em poucos minutos pôs fim ao motim.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: